Viagora

Rafael participa da posse de Fides Angélica como 1ª mulher a presidir a Acade

Fides assinou o livro de posse e vai suceder nesta quarta-feira (24) no auditório da OAB-PI

Na noite dessa quarta-feira (24) o governador Rafael Fonteles participou da posse da nova presidência da Academia Piauiense de Letras (APL), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB-PI).

A nova presidenta é a advogada Fides Angélica, consagrada como a primeira mulher a liderar a Academia Piauiense de Letras (APL).  Rafael Fonteles ressaltou que este é um momento histórico para toda a sociedade piauiense. “A APL, em sua história, em comparação com as demais, tem um papel de destaque no protagonismo das mulheres. A Associação Brasileira de Letras demorou 80 anos para ter Raquel de Queiroz. A nossa APL, que nasceu 20 anos depois, já inicia com uma mulher nos quadros, com Luiza Amélia de Queiroz. Em seguida, Amélia Beviláqua. O Piauí também teve a honra de ter a primeira mulher advogada do Brasil. Uma mulher negra, escravizada, fez a primeira peça jurídica pedindo por direitos”, disse.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíFides Angélica, consagrada como a primeira mulher a liderar a Academia Piauiense de Letras (APL)
Fides Angélica, consagrada como a primeira mulher a liderar a Academia Piauiense de Letras (APL)

Fides Angélica assinou o livro de posse e formalizou a nova diretoria. Em um discurso suscito, ela agradeceu a presença das autoridades e a oportunidade que lhe foi concedida, tecendo um histórico de mulheres na APL. “Ser a primeira mulher a representar as mulheres acadêmicas foi de profunda emoção e justificada alegria. Conforta-me saber que estou muito bem acompanhada nessa difícil missão. Estou ciente da grande responsabilidade que agora assumo, com dedicação, esmero e amor. Quando amamos o que fazemos, podemos fazer o melhor possível”, revela. 

Facebook
Indicado para você
Veja também