Instituto de Terras conclui cadastramento de comunidades em São João do Arraial
O território de Santa Rosa, é o segundo a ser cadastrado pelo Interpi para titulação coletiva no Brasil
O Governo do Piauí divulgou recentemente que o Instituto de Terras do Piauí (Interpi), concluiu o processo de cadastramento e georreferenciamento do Território Santa Rosa, no município de São João do Arraial. Abrangindo as comunidades de Santa Rosa, São José e Chapada dos Veados, este é o segundo território de quebradeiras de coco babaçu a ser cadastrado para titulação coletiva no Brasil. Ainda conforme o governo, o Interpi tem se tornado referência nacional no reconhecimento e na regularização de territórios ocupados por povos e comunidades tradicionais.
A diretora de Povos e Comunidades Tradicionais do Interpi, Rosymaura Duarte, destaca a importância do projeto de regularização para assegurar os direitos das comunidades envolvidas diretamente com o processo e principalmente que, essas mulheres e suas famílias possam continuar exercendo a coleta e preservação dos babaçuais, mantendo a organização econômica e social.

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante ressaltou ainda que, esse processo é uma grande conquista para o Piauí e principalmente para as Quebradeiras de Coco Babaçu e comunidades beneficiadas, pois essa regularização garante a preservação de um modo de vida tradicional e sustentável, mantendo a identidade cultural e o equilíbrio ambiental.
De acordo com o governo, o Piauí é o único estado do país a implementar a titulação coletiva desses territórios. Esse processo de titulação representa um passo essencial para a proteção do território e das tradições das quebradeiras de coco, valorizando suas práticas e reafirmando o papel do Piauí como pioneiro na defesa dos direitos das comunidades tradicionais e da sustentabilidade. O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) busca expandir essas conquistas para outros estados brasileiros, com base na lei nº 7.294/2019. O objetivo é garantir a preservação dos territórios, assegurando a identidade cultural e ambiental.
Por: Jéssica Borges
-
Alepi vai discutir sobre casos de feminicídio no Piauí em audiência pública
A audiência foi uma demanda requerida pela presidente da Comissão, deputada Elisângela Moura (PCdoB), e pela colega de bancada Gracinha Mão Santa (Progressistas). -
Esperantina vai testar novo sistema de alerta da Defesa Civil
A ferramenta, que já opera nos estados do Sul e Sudeste, tem lançamento previsto para o dia 7 de junho no Nordeste. -
CIEPI empossa nova diretoria para triênio 2025-2028 em cerimônia nesta terça
O industrial Marcelo Medeiros assume a presidência com foco em inovação, qualificação e interiorização da indústria piauiense. -
CCJ da Alepi aprova revisão territorial de nove municípios
As propostas seguem para análise na Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo -
Corrida Contra o Feminicídio mobiliza mais de 5 mil pessoas no Parque Potycabana
Também foi realizada no parque uma Feira de Microempreendedoras, onde diversos produtos de alimentos a artesanato foram comercializados.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir