Viagora

Delegado solicita a desembargador abertura de inquérito contra o prefeito de Altos

O documento foi enviado em 24 de janeiro deste ano para a 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

O Delegado de Polícia Civil, Ferdinando Martins Araújo, encaminhou ofício ao desembargador Pedro de Alcântara Macêdo requerendo autorização para instauração de inquérito policial com o objetivo de investigar supostos fatos delituosos cometidos pelo Prefeito de Altos, Maxwell da Mariínha, que possui foro por prerrogativa de função. O documento foi enviado em 24 de janeiro deste ano para a 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Foto: Divulgação/ FacebookMaxwell da Mariinha
Maxwell da Mariinha


O subprocurador de Justiça João Malato Neto recebeu uma denúncia do deputado estadual Warton Lacerda, relatando supostas irregularidades que teriam sido praticadas pelo prefeito Maxwell da Mariínha, referentes ao favorecimento em procedimentos licitatórios, na qual a empresa Construtora Naza LTDA foi vencedora.

Após o recebimento da representação, o membro do órgão ministerial remeteu ofício ao delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, para a instauração de inquérito policial, que deve ser concluído em 60 dias.

Entenda o caso

O deputado Warton Lacerda encaminhou à promotoria uma denúncia, na qual relata supostas irregularidades na contratação da Construtora Naza Eireli para reforma e ampliação das escolas municipais de Altos.

Ainda segundo narrado pelo deputado, uma licitação foi realizada no município para reformas e ampliação em unidades escolares no município, com valor aproximado de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais). O certame teve como ganhadora a empresa Construtora Naza LTDA.

Os contratos decorreram dos Processos Administrativos de Tomada de Preços nº 03/2021 e 04/2021, bem como o Pregão Presencial nº 03/2022.

Foi constatado pelo denunciante que o valor licitado é superior ao capital social da empresa ganhadora, em quase quarenta vezes esse montante. Além disso, o proprietário da empresa é parente do ex-prefeito do município de Palmeirais, que por sua vez é parente e aliado político do deputado Flávio Nogueira, aliado político do deputado Flávio Nogueira, que é aliado do prefeito Maxwell da Mariinha.

Outro lado

O Viagora procurou o prefeito para falar sobre o assunto, mas o gestor não atendeu as ligações. A reportagem também procurou a assessoria de comunicação do gestor, mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta. 

Facebook
Veja também