Viagora

Carroceiros interditam Marechal Castelo Branco durante protesto em Teresina

O alvo da manifestação foi o projeto de lei que propõe a substituição gradativa de animais de tração por "cavalos de lata" na capital.

Na manhã desta quarta-feira (21), carroceiros realizaram um protesto em frente à Câmara Municipal de Teresina contra o projeto de lei “Teresina sem Tração Animal” da vereadora Thanandra Sarapatinhas. Eles interditaram a Avenida Marechal Castelo Branco com suas carroças, além de pneus para bloquear o trânsito.

O projeto de lei que propõe a substituição gradativa de animais de tração – cavalos e burros – por "cavalos de lata" na capital.

Foto: Ascom/Câmara Municipal de TeresinaCarroceiros interditam avenida Marechal Castelo Branco.
Carroceiros interditam avenida Marechal Castelo Branco.

O carroceiro Alexandre Martins, 35 anos, que atua nesta profissão desde 8 anos de idade, fala um pouco sobre a razão do protesto. “O que a gente quer é trabalhar, ela [Thanandra] diz que tem um projeto mas não conversa com a gente, nós não queremos o mal dos animais, o que ela prometeu foram uns ‘carros de lata’ e a gente não quer isso, nós carroceiros associados não somos a favor de maltratar os animais, estamos aqui para defender a nossa classe”, defendeu.

Tina Lima, presidente da associação dos carroceiros do Piauí reclama da falta de diálogo entre o poder público e os carroceiros. “Nem como vereadora, nem como protetora dos animais, ela nunca foi ‘mulher’ para nos procurar e dessa forma nós ficamos sem direito de resposta, nós já temos gente com depressão com medo de ficar sem seu emprego”, disse ela.

Foto: Matheus Santos/ ViagoraVereadora Thanandra Sarapatinhas
Vereadora Thanandra Sarapatinhas.

Segundo a parlamentar Thanandra Sarapatinhas, a proposta tem sido mal interpretada, desde momento em que foi apresentada pela primeira vez. "O próprio nome do projeto já é autoexplicativo ‘redução gradativa dos veículos de tração’. Esse projeto já é apresentado pela terceira vez aqui na Câmara porque quando é encaminhado à prefeitura, o prefeito Dr. Pessoa é omisso. O que a gente busca é uma resolução gradativa que atenda os animais e, ao mesmo tempo, respeite os carroceiros. A prefeitura vai ter que empregar essas pessoas e de acordo que isso for acontecendo é que os animais vão sendo retirados, é uma solução que acontece de 5 a 10 anos, não é algo instantâneo”, explicou.

Protestos rotineiros

Desde o início da sua gestão a parlamentar Thanandra têm embates com os carroceiros. A vereadora já havia protocolado um Projeto de Lei, na Câmara Municipal de Teresina que proíbe os carroceiros de utilizarem chicotes ou qualquer outro instrumento para açoitar animais usados como tração. De acordo com a vereadora, o projeto visa a extinção de uma prática é descabida para os dias de hoje.

A Prefeitura de Teresina também já havia proposto um auxílio financeiro de R$ 300 aos carroceiros pago pelo poder público com o intuito de dar ‘folga’ aos animais durante os finais de semana.

Na época, os carroceiros atearam fogo em pedaços de pau na avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Câmara Municipal de Teresina e congestionaram o trânsito.

Facebook
Veja também