Viagora

Eleitores da cidade de Gilbués voltam às urnas neste domingo

Os eleitores irão votar em eleição suplementar que elegerá nove vereadores para a Câmara Municipal.

Os eleitores do município de Gilbués voltam às urnas neste domingo (03), para votação em eleição suplementar para escolha de nove vereadores para a Câmara Municipal.

O município de Gilbués fica localizado a 596 km de Teresina, a juíza Dra. Rita de Cássia da Silva será responsável pela realização da eleição suplementar.

Foto: Matheus Santos/ Viagoraurnas eletrônicas; eleições; votação;
urnas eletrônicas

Entenda o caso

No dia 12 de setembro 2023, o Tribunal Superior Eleitoral anulou todos os votos recebidos por candidatos do Partido Progressistas (PP) ao cargo de vereador e cassou os cinco parlamentares eleitos incluindo o presidente de Câmara Municipal.

O motivo da anulação foi por fraude à cota de gênero mediante o lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020. o Colegiado comprovou que Ana Vitória Pereira Xavier, Lacy Verônica Fernandes Figueredo e Vilma Pêssego Vogado foram registradas como candidatas fictícias em 2020 somente para completar a cota mínima obrigatória de 30% de candidaturas femininas registradas pelo Partido com o intuito de burlar a legislação eleitoral.

A decisão de realizar uma nova eleição foi proferida pelo Plenário do TSE, que determina a realização de eleições quando a nulidade de uma anterior abranger mais de 50% dos votos válidos. 

Ao todo, 20 nomes iram disputar uma das nove vagas na Câmara Municipal de Gilbués.

Facebook
Veja também