Viagora

Juiz determina interdição do matadouro municipal de São Raimundo Nonato

A sentença foi proferida nessa segunda-feira (08) pelo juiz Caio Cézar Carvalho de Araújo.

O juiz da 2ª Vara da Comarca de São Raimundo Nonato, Caio Cézar Carvalho de Araújo, determinou a interdição de todas as atividades do matadouro público de São Raimundo Nonato, município administrado pela prefeita Carmelita Castro. A sentença foi proferida nessa segunda-feira (08) em atendimento aos pedidos contidos em ação civil pública ambiental.

A medida prevalece até que o município adote as providências necessárias para a regularização de diversas irregularidades constatadas pela Vigilância Sanitária.

Em caso de descumprimento, o magistrado também fixou multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Ministério Público

Uma ação civil pública ambiental tramitava desde o ano de 2012, com fundamento no Inquérito Civil 27/2011, que apontou várias irregularidades no abate de animais por meio do relatório da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA).

Uma nova fiscalização no matadouro público foi solicitada pela promotora de Justiça Gabriela Almeida de Santana e a DIVISA concluiu novamente que o local está em desconformidade com as exigências higiênico-sanitárias. “A omissão das autoridades públicas pode comprometer a saúde e a vida das pessoas que consomem a carne beneficiada no local”, destacou a representante do órgão ministerial.

Foto: Divulgação/ MPPIMatadouro público do município de São Raimundo Nonato
Matadouro público do município de São Raimundo Nonato

Desta forma, o Ministério Público do Piauí realizou uma visita, na última terça-feira (02), no matadouro e corroborou com a análise da Vigilância Sanitária ao confirmar que as instalações sanitárias estão inadequadas.

Outro lado

O Viagora procurou a prefeita de São Raimundo Nonato para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria a gestora não foi localizada. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

Facebook
Veja também