UFPI decide manter greve após sindicato nacional encerrar paralisação
A greve dos professores das universidades federais encerrou na maioria das instituições após 69 dias, com a UFPI mantendo a paralisação por mais alguns dias.
A greve dos professores das universidades federais, que durou 69 dias, foi encerrada na maioria das instituições do país. A decisão foi tomada em uma assembleia realizada no domingo (23). No entanto, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) manterá a greve por mais alguns dias, conforme informou a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).
A decisão de encerrar a greve foi anunciada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que informou que a maioria das instituições filiadas optaram por retornar às atividades. A orientação para a saída coletiva da greve foi dada pelo Comando Nacional de Greve (CNG) do Andes, que recomendou a normalização das atividades até o dia 3 de julho.
Apesar da orientação nacional, a UFPI continuará em greve por mais alguns dias. A ADUFPI explicou que a continuidade da paralisação se deve à necessidade de uma nova assembleia para deliberar sobre o fim da greve. "Nós continuamos em greve pelo seguinte motivo. Assim como nós deliberamos em assembleia pela entrada, a gente também precisa de uma assembleia para a gente encerrar a greve", explicou a entidade. "Após a reunião do Comando Nacional de Greve, essas deliberações foram repassadas para as bases e nós temos aí até o dia 3 de julho para que a gente possa estar definindo datas para uma saída coletiva".
Andes reforçou que a orientação para encerrar a greve até o dia 3 de julho atende ao que foi deliberado pela maioria das assembleias gerais realizadas entre os dias 17 e 21 de junho. No total, 35 assembleias votaram pela construção coletiva da saída da greve, enquanto 20 decidiram pela continuidade da paralisação. O sindicato destacou a importância da cooperação entre as instituições para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e de ensino.
-
Operação Parquet aplica R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal no Piauí
A ação fiscalizou 12 propriedades rurais que totalizam cerca de 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização. -
Estádio Lindolfo Monteiro passa por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em Teresina -
Vendedores da praça de alimentação do Shopping da Cidade reclamam de baixa nas vendas
O espaço reúne pequenos comerciantes que apostam em pratos típicos como panelada, sarapatel, dentro outros. -
Homem é condenado a 25 anos de prisão por matar esposa a facadas em Teresina
O acusado matou a vítima com 22 facadas em 2019 no bairro Socopo, na zona Leste de Teresina. -
Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir