TCE suspende concurso da Prefeitura de Piripiri após gasto com pessoal chegar a 62%
Ao Viagora, a prefeita Jôve Oliveira informou que já foi notificada e vai recorrer da decisão em busca de se adequar às exigências do Tribunal de Contas para a realização do concurso público.
O Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) emitiu decisão monocrática, através do conselheiro Jackson Nobre Veras, determinando que a Prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, suspenda imediatamente o Concurso Público para Guarda Civil Municipal, de Edital 01/2024, pois o município já excedeu o limite máximo de 54% de despesa com pessoal. O despacho foi assinado em 25 de julho deste ano.
A suspensão deve perdurar até a regularização da situação do município ou até que a gestora apresente proposta de recondução do índice da despesa com pessoal ao patamar exigido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além disso, a prefeita também deve demonstrar e comprovar documentalmente ao TCE as medidas que adotou para sanar as irregularidades na gestão de pessoal, informando como será até 31/12/2024, data que marca o final do seu mandato.
Gastos com pessoal superam 62% na Prefeitura de Piripiri
A Divisão de Fiscalização de Admissão de Pessoal (DFPessoal1) entrou com representação após constatar, à época do lançamento do edital, o percentual de 62,95% de gastos com pessoal no município, considerado acima do limite legal de 54%, indicando a impossibilidade de admitir novos contratados.
Com isso, segundo a divisão técnica, a prefeitura estaria impedida de realizar o concurso que oferta 25 vagas para o curso de formação profissional da Guarda Civil Municipal, do seu quadro permanente de pessoal. A prova objetiva estava prevista para a data de 28/07/2024.
A Unidade Técnica pontuou ainda que a gestão de Piripiri tem um histórico de índice acima do limite legal. Diante disso, a prefeita precisa realizar um processo rigoroso de planejamento de utilização de pessoal, adotando medidas urgentes.
“Vislumbra-se imperiosa necessidade da gestora empreender rigoroso processo de planejamento de utilização de pessoal, o que deverá levá-la a medidas urgentes, empreendendo no município uma espécie de “gestão na escassez”, decorrente de forçosa necessidade de aplicação do que preceituam os artigos 21, 22, § único e 23, §§ 1º e 2º da LRF até que seja o índice da despesa com pessoal compatibilizado com a Receita Corrente Líquida do Município e, assim, cumprido o princípio imposto pela aludida norma”, diz em trecho da representação.
De acordo com a divisão técnica, o percentual da despesa de pessoal do Executivo foi reduzido de 62,95% no final do exercício de 2023 para 59,33%, no primeiro quadrimestre de 2024, no entanto, mesmo com a alteração, continuou o descumprimento da LRF.
A DFPessoal destaca que a gestora fica impedida de realizar novas despesas com pessoal, bem como criar cargos de qualquer natureza, se o índice de gasto for superior a 51,30%, classificado como limite prudencial.
Em decorrência dessa irregularidade, a prefeita Jôve Oliveira deve suspender o concurso até que a situação seja regularizada e apresentar medidas para reduzir as despesas com pessoal para cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Outro lado
Ao Viagora, a prefeita Jôve Oliveira informou que já foi notificada e vai recorrer da decisão em busca de se adequar às exigências do Tribunal de Contas para a realização do concurso público.
“Já fui notificada, estamos com os advogados acompanhando. Eu vou recorrer da decisão, vamos buscar o entendimento e cumprir as exigências apresentadas, o que pudermos fazer para que o concurso seja realizado, nós faremos. O que foi exigido pelo Tribunal de Contas nós vamos nos adequar com a finalidade de termos o concurso”, declarou a gestora.
Piripiri
Piauí
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Jôve Oliveira
Piripiri
Prefeitura de Piripiri
-
Petrus Evelyn rebate críticas de Antônio José Lira sobre CPI e o chama de “pilantra”
O presidente da CPI da Águas de Teresina rebateu as críticas que tem recebido sobre o atraso para o início dos trabalhos. -
Piauí lidera ranking de fraudes contra aposentados no INSS, revela Ciro Nogueira
Nove cidades piauienses aparecem na lista das 19 cidades brasileiras com mais registro de descontos fraudulentos em benefícios previdenciários. -
Prefeito de Cajazeiras do Piauí ignora decreto de emergência e contrata banda
A 27ª Festa do Vaqueiro no município vai acontecer no dia 14 de junho. -
Vereadora Tatiana Medeiros é transferia para Hospital da Polícia Militar
A parlamentar estava no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) após ter sido encontrada desacordada na cela do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar. -
Prefeito Felipe Ribeiro contrata empresa cearense por R$ 4,9 milhões
O gestor firmou quatro contratos, através de secretarias municipais, com a Aliança Terceirização de Serviços de Limpeza e Conservação Ltda.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir