Theatro 4 de Setembro comemora 130 anos com semana cultural com atrações
A programação começa nesta sexta-feira, 30 de agosto, e segue até o dia 6 de setembro
O Theatro 4 de Setembro, um dos mais emblemáticos patrimônios históricos e culturais do Piauí, celebra 130 anos de existência com uma programação especial organizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As festividades começaram na sexta-feira, 30 de agosto, e seguem até o dia 6 de setembro, oferecendo ao público uma série de eventos que vão desde oficinas formativas a apresentações culturais diversas, prometendo atrair pessoas de todas as idades.
Fundado em 1894, o Theatro 4 de Setembro é muito mais do que um espaço físico para apresentações artísticas. Ele representa a resistência e a evolução da cultura piauiense ao longo dos anos. “Ele é um símbolo da cultura e da resistência artística do nosso estado. Comemorar seus 130 anos é celebrar a história, a arte e as vozes que ecoam por suas paredes”, declarou Carlos Anchieta, secretário de Estado da Cultura.
Segundo a Secretaria de Cultura, este ano, a programação ganha um destaque especial para a inclusão feminina e a diversidade de linguagens e manifestações culturais. João Vasconcelos, diretor do Theatro, enfatiza que o diferencial deste ano é justamente essa abordagem inclusiva. “Queremos que o Theatro 4 de Setembro seja um espaço para todas as vozes, todas as artes, todas as culturas. E essa programação reflete esse compromisso”, destacou Vasconcelos.
Durante a semana de comemoração, o público poderá participar de uma série de atividades que incluem oficinas de formação, apresentações de teatro, shows musicais, exposições de arte, performances de dança e até festivais de rock e humor. A programação foi pensada para abranger diferentes gostos e interesses, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura piauiense.
Entre as atividades formativas, destacam-se a oficina “Residência Artística com Luis Ferron”, que acontece de 2 a 6 de setembro, e a oficina “E aí, cadê o Projeto?”, focada na elaboração de projetos culturais. Já na programação cultural, nomes consagrados como Demônios da Garoa, Uxoa e Roberto Portela se apresentam ao lado de novos talentos, garantindo uma diversidade de estilos e linguagens.
Destaques da programação
- 30 de agosto (sexta-feira): A abertura das festividades contou com a tradicional Seis&Meia, apresentando Uxoa e Demônios da Garoa, além de exposições de arte na Galeria Nonato Oliveira e o Festival de Rock com Velho Monge.
- 31 de agosto (sábado): O II Festival de Dança Fundação “Francisca Trindade” e o lançamento de livros no Café Literário “Genu Moraes” foram alguns dos destaques, encerrando com o espetáculo musical “Dianas” e performances de DJs.
- 1 de setembro (domingo): O Theatro recebeu o evento Anime Soul The Edição Sunset e o show “Setembro Amarelo – Sim à Vida” de Carlinhos Conceição, em apoio à campanha de prevenção ao suicídio.
- 2 de setembro (segunda-feira): O dia foi marcado por palestras, danças urbanas com o NPDU Lyvia Moura e o lançamento do novo site do Theatro.
- 3 de setembro (terça-feira): O público assistiu ao espetáculo infantil “Os Saltimbancos” é uma homenagem ao músico e produtor musical Igor Barreto.
- 4 de setembro (quarta-feira): A exibição do documentário “130 anos Theatro 4 de Setembro, um Olhar de Memórias” e a entrega do Troféu Theatro 4 de Setembro foram os pontos altos.
- 5 de setembro (quinta-feira): O Balé Popular do Piauí apresentou “Pagode de Amarante” e o humorista Amauri Jucá celebrou 30 anos de carreira.
- 6 de setembro (sexta-feira): As comemorações se encerram com a estreia do espetáculo “Raimunda Pinto, Sim Senhor!”, da companhia Harém de Teatro, seguido de um show dos Irmãos Bezerra.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Cultura - Secult
Theatro 4 de setembro
Produção agrícola do Piauí alcançou R$ 12,9 bilhões em 2023, diz IBGE
Os dados são da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.Autorizada operação de parque eólico com capacidade de gerar mais de 300 MW no Piauí
Com previsão para geração de 3 mil empregos, o parque deve iniciar o funcionamento entre outubro e janeiro.Após selo de inspeção estadual da Adapi, cooperativa aumenta produção
A empresa Piauí Mel foi idealizada por jovens que acreditaram na força e no trabalho da cooperativa.Ministra das Mulheres e Governo do Piauí instituem Pacto de Prevenção ao Feminicídio
Durante a solenidade na Assembleia Legislativa do Piauí, a ministra Cida Gonçalves também lançou a campanha de Mobilização Nacional pelo Feminicídio Zero.Estudantes do Piauí participam da 54ª Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro
Ao todo, 39 alunos do ensino médio do Piauí, divididos em 13 equipes, garantiram vaga na competição após se destacarem na 18ª Mostra Brasileira de Foguetes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir