Museu do Piauí realiza evento para promover acessibilidade e inclusão
A 18ª Primavera dos Museus busca aproximar a população dos museus, promovendo a diversidade cultural e a inclusão social.
O Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes realizará a 18ª Primavera dos Museus, a partir desta terça-feira (24), para aproximar a população dos museus, promovendo a diversidade cultural e a inclusão social. O evento segue até sexta-feira (27) e este ano tem como tema "Museus, Acessibilidade e Inclusão".
Segundo o Governo do Piauí, a primavera dos museus é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e no Piauí tem a parceria da Secretaria da Cultura (Secult).
A iniciativa, que será realizada em museus de todo o Brasil, visa reforçar o papel dos museus na promoção de uma sociedade mais acessível e inclusiva para todos. O Museu do Piauí tem sido um participante ativo desde a primeira edição. A programação especial inclui uma série de atividades voltadas para a valorização da arte produzida por Pessoas com Deficiência (PCD).
De acordo com projeto, o debate abordará a importância de criar espaços culturais acessíveis a todos e o papel da arte como ferramenta de inclusão. A abertura contará com a apresentação da Banda Inclusão e a inauguração da exposição coletiva "Emoção e Artes", que reúne obras de artistas do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com destaque para os artistas João Élio e Orlando Bonfim.
A abertura oficial do evento será, nesta terça-feira (24), a partir das 9h30, com uma mesa-redonda sobre o tema central "Museus, Acessibilidade e Inclusão". Estarão presentes a secretária da Cultura, Ingrid Pereira, o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a advogada Camila Hannah, o professor Branco, coordenador de Acessibilidade da Secult, e o artista plástico João Élio, entre outros convidados.
Segundo a secretária da Cultura, Ingrid Pereira, a arte e a cultura são formas essenciais de expressão e inclusão e o objetivo do evento é ajudar a fortalecer a cultura.
“Acreditamos que a arte e a cultura são formas essenciais de expressão e inclusão, e que eventos como este ajudam a fortalecer o nosso compromisso com a acessibilidade no âmbito cultural", pontua a secretária.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência reafirmou o direito de todas as pessoas à participação cultural. Conforme o projeto, a produção artística de pessoas com deficiência é uma expressão rica de sentimentos e experiências, que muitas vezes superam barreiras, permitindo que traumas e limitações sejam reinterpretados criativamente.
Confira a programação completa abaixo:
24/09 - Abertura oficial com mesa-redonda, exposição “Emoção e Artes” e apresentação da Banda Inclusão, das 9h30 às 11h
25 de setembro: visitação monitorada à exposição “Emoção e Artes”, das 9h às 17h
26 de setembro: apresentação do Grupo de Dança do Instituto Eficiente (IEFI), às 9h, seguido pela visitação monitorada da exposição ao longo do dia
27 de setembro: Encerramento com a apresentação de dança “Lamento Sertanejo”, interpretada por integrantes da Apae de Teresina, uma homenagem à cultura do interior e um tributo à resistência cultural
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Museu do Piauí Casa de Odilon Nunes
Ministério da Cultura
Dr. Pessoa assina termo de cooperação para ampliação do metrô de Teresina
O gestor destacou que o termo de cooperação irá beneficiar toda a população da capital.Dia do Piauí terá programação nas cidades de Teresina e Parnaíba
Segundo o governo estadual, as atividades iniciam na Capital, no dia 16 de outubro, com um culto em Ação de Graças, realizado na Igreja Batista Nacional Bereana, no bairro Mocambinho, às 19h.Corpo de Bombeiros do Piauí controla fogo em Nazária
O Coronel Leite destacou a importância dessa estratégia, já que as mesmas equipes foram mobilizadas em várias missões simultaneamente, tanto no norte quanto no sul do estado.Rafael Fonteles discute sobre promoção do turismo durante missão na China
De acordo com o governo, Rafael Fonteles conheceu a diretora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, que lhe apresentou a trajetória de desenvolvimento turístico de Macau.Governo do Piauí inicia distribuição de leite para famílias em 11 cidades
O programa PAA Leite deve beneficiar 5 mil famílias, com aporte de R$ 3,7 milhões.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir