Dudu destaca estratégia para fortalecer chapa do PT em 2026 com filiação de Draga Alana
O parlamentar afirma que chegada do vereador mais votado de Teresina reforça projeto político do partido no Estado
O vereador Dudu (PT) defende publicamente a entrada do vereador Draga Alana como parte da estratégia de fortalecimento do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2026.
Segundo o petista, a possível filiação representa não apenas um gesto político coerente com o apoio manifestado por Draga Alana a Fábio Novo no último pleito, mas também um movimento importante para consolidar o crescimento do partido na capital e no estado.
“O Draga Alana é o nome que eu tenho defendido, que ele possa vir para o PT, até porque esteve com o Fábio Novo na última eleição, foi o vereador mais votado, se dispõe a vir para o PT, que isso foi importante. Acredito que, soma na estratégia, o PT, historicamente, elegeu cinco deputados estaduais, quatro deputados estaduais, teve juízo, ampliou para 12. Chegou à presidência da Assembleia”, ressaltou Dudu.
O parlamentar destacou que o bom desempenho do partido quando chegou a eleger sete vereadores.
“O PT aqui em Teresina historicamente, elegeu no máximo três vereadores. Historicamente, no máximo, saltamos para sete, porque tivemos maturidade de não ter ciumeira, de não ter chilique de ninguém, e assim nós crescemos. E quase ganhávamos a Prefeitura, por pouco mais de 10%, chegamos à Prefeitura com o Fábio Novo. E o Draga Alana esteve nesse processo, estará na eleição do Lula, estará na eleição do Rafael, estará na eleição dos dois senadores, e eu espero que esteja dentro da nossa chapa de estadual, para que nós possamos sair mais ainda fortalecidos”, afirmou.
Dudu reconhece que o período de pré-formação das chapas proporcionais sempre gera ruídos, mas afirma que isso faz parte do jogo político. “É natural, todo movimento de pré-formação de chapa proporcional dá ruído. Toda eleição é assim, deu assim em 24, deu em 22, vai dar em 26, vai dar em 30. Porque é o movimento dos partidos, é o momento que os partidos fazem suas movimentações de fortalecimento e todo mundo quer fortalecer sua chapa proporcional. Convite de todos os lados, tanto do MDB para PTista, do PTista para MDBista, de PSDB para petista e vice-versa.”, explicou.
O vereador reforça que, apesar das movimentações, a estratégia central do PT está definida e é conduzida por duas figuras consideradas essenciais para o processo eleitoral estadual. “Temos dois grandes condutores para 2026: nosso querido Rafael, o maestro número 1, juntamente com o ministro Wellington Dias, que é o nosso maestro principal da história do PT aqui no Piauí, juntamente com todos os líderes de deputados à liderança popular”, afirmou.
Dudu afirmou que já apresentou oficialmente à executiva do PT o pedido para que Draga Alana seja convidado a integrar o partido. O parlamentar acredita que a filiação pode ser concretizada nos próximos meses. “Ele teve 9.233 votos. É uma votação histórica. O mais votado estava com o Fábio Novo. Se dispõe a vir para o PT. Então, eu fico feliz porque aqui a bancada toda de vereadores e vereadoras assentam também com essa possibilidade, dizendo que é interessante. Já coloquei oficialmente essa proposta na executiva do PT. Espero que, nos próximos meses, a gente possa resolver essa questão e tocar o barco”, finalizou.
-
Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público. -
Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação. -
MP investiga vereador de Castelo do Piauí por acúmulo indevido de cargos
A apuração está sendo feita pelo promotor de Justiça Lucas Nonato da Silva Araújo. -
Quanto menos candidatos da oposição, mais força teremos para embate, diz Joel
Joel destacou que o diálogo é fundamental nesse processo, junto do respeito. “Eu acho que as palavras fortes são o respeito e o diálogo. -
Senado Federal aprova inclusão da educação financeira nas escolas
A proposta já faz parte da Base Nacional Comum Curricular desde 2017, e agora está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando a aplicação obrigatória.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir