“Need for Speed”: polícia deflagra operação contra “rachas” e direção perigosa em Teresina
A ação cumpre 26 medidas cautelares, mira competidores clandestinos e reforça estratégia do Pacto Pela Ordem
Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí realizou uma ampla operação para combater “rachas”, direção perigosa e outras práticas ilícitas em vias públicas de Teresina e cidades da região metropolitana. Batizada de Operação Need for Speed, a ação mobilizou forças da Polícia Civil, Militar e demais órgãos integrados, dentro das diretrizes do Pacto Pela Ordem, que busca reforçar a segurança viária e impedir o uso das ruas como pistas clandestinas de corrida.
De acordo com a SSP, a ação teve como foco 26 alvos já mapeados em investigação conjunta. Eles teriam participação contínua em competições ilegais de velocidade, exibição de manobras arriscadas e condução de veículos de alto desempenho em áreas urbanas, com destaque para a Avenida Raul Lopes, na zona Leste de Teresina, apontada como ponto recorrente das irregularidades.
Segundo a SSP, durante o cumprimento das medidas cautelares expedidas pelo Judiciário, foram aplicadas suspensões de permissão para dirigir, cancelamento temporário de CNH, recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana e proibição de frequentar bares, casas noturnas e locais associados a corridas ilegais. Em alguns casos, também foi determinada a instalação de tornozeleira eletrônica.
Outra exigência judicial foi a remoção, em até 24 horas, de qualquer conteúdo nas redes sociais que faça apologia a crimes de trânsito, corridas ilegais ou manobras perigosas. A medida busca enfraquecer a cultura de exibição e promoção dessas condutas nas plataformas digitais.
Conforme a SSP, além das medidas cautelares, agentes cumpriram 29 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais em Teresina (PI) e Timon (MA), com o objetivo de reunir novas provas e desarticular práticas criminosas relacionadas à direção perigosa. A secretaria destacou que o descumprimento das ordens judiciais poderá levar à prisão preventiva dos investigados.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, enfatizou o caráter rigoroso e conjunto da operação.
“Estamos diante de um trabalho minucioso e integrado, que busca restabelecer a segurança nas vias públicas. Essas práticas ilegais representam grave risco não apenas para os envolvidos, mas para toda a população, e continuaremos firmes para garantir que nossas ruas não sejam usadas como pistas de corrida”, afirmou.
A operação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) em parceria com a Polícia Civil (PC-PI), Polícia Militar (PM-PI), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Diretoria de Operações de Trânsito (DOT), Gerência de Operações e Investigação Criminal (GOIC) e Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).
Teresina
Piauí
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Polícia Civil do Piauí
Polícia Militar do Piauí
Superintendência de Operações Integradas (SOI)
Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP)
-
Acidente entre carro e bicicleta deixa uma pessoa morta em Altos
De acordo com informações, o acidente aconteceu na manhã deste sábado (18). -
Homem condenado por tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul é preso em Teresina
O crime ocorreu em 2016 e a pena será de cinco anos e 10 meses -
Operação policial prende duas pessoas e apreende arma e drogas em Teresina
A dupla tentou fugir da abordagem policial na Vila Nailândia e também é investigada por possível participação em homicídio na Vila Bagdá -
Homem é preso por tráfico de drogas durante Operação Raio na zona Leste de Teresina
O suspeito foi flagrado com porção de cocaína após abordagem a veículo; arma de fogo também foi apreendida em imóvel investigado durante a ação policial -
Justiça do Piauí converte prisão temporária do fundador da DF Group em preventiva
A prisão temporária foi convertida em preventiva após Justiça acolher representação da Polícia Civil.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir