Promotor recomenda nova eleição para presidência da Câmara de Acauã
A Câmara Municipal de Acauã informou que já recebeu a notificação e foi feito o encaminhamento para o promotor avisando que a recomendação será acatada.
O promotor de justiça Petrônio Cavalcante expediu recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Acauã, vereador José Lomanto de Sousa Costa, pedindo que a eleição da Mesa Diretora referente à gestão de 2025 e 2026 seja anulada por descumprimento ao ordenamento jurídico. A determinação foi publicada nesta terça-feira (11) no site do Ministério Público.
Também foi recomendado que uma nova eleição seja realizada, no prazo de 10 dias, sem que o vereador concorra à presidência da Câmara.
Segundo o representante do órgão ministerial, a irregularidade refere-se à recondução sucessiva do vereador José Lomanto pela terceira vez, ato contrário ao entendimento e às orientações do Supremo Tribunal Federal (STF).
No entendimento do STF, a prática de reeleições sucessivas para os mesmos cargos nas mesas diretoras das casas legislativas representa uma violação aos princípios republicanos e democráticos, sendo incompatível com o regime constitucional.
O promotor ainda relembrou uma decisão obtida junto ao STF que determinou o afastamento imediato do presidente da Câmara de João Costa, o vereador João Castro, devido à recondução ao mesmo cargo por três vezes consecutivas.
Em razão dos fatos, o vereador José Lomanto tem até cinco dias para encaminhar uma resposta ao Ministério Público informando se irá cumprir a recomendação.
Outro lado
Ao Viagora, a Câmara Municipal de Acauã informou que já recebeu a notificação e foi feito o encaminhamento para o promotor avisando que a recomendação será acatada.
-
Tatiana Medeiros recebe alta médica e retorna para Quartel da Polícia Militar
A parlamentar estava internada no Hospital da Polícia Militar após ser encontrada desacordada em sua cela no Quartel do Comando Geral da PM na quinta-feira (22). -
ESPERANTINA-PREV divulga prazo para a Prova de Vida 2025
O objetivo é garantir que aposentados e pensionistas tenham tempo de se organizar com tranquilidade, evitando imprevistos e assegurando a continuidade do recebimento dos benefícios. -
Após reportagem do Viagora, promotor investiga contrato do prefeito de Riacho Frio
O prefeito Jabes Lustosa informou que tratou-se de um erro formal e que a própria Administração já havia atentado para o erro na publicação e foi corrigido. -
Prefeito de Picos contrata empresa por R$ 1,1 milhão para aquisição de madeira
O contrato nº 021/2025 foi assinado em 22 de abril deste ano, no âmbito do Pregão Eletrônico SRP N° 021/2025, e tem vigência de 12 meses. -
Wellington Dias será um dos convocados na CPI da Águas de Teresina, diz Petrus Evelyn
O presidente da CPI informou que os nomes foram aprovados na última reunião da comissão na quarta-feira (21).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir