Promotor recomenda nova eleição para presidência da Câmara de Acauã
A Câmara Municipal de Acauã informou que já recebeu a notificação e foi feito o encaminhamento para o promotor avisando que a recomendação será acatada.
O promotor de justiça Petrônio Cavalcante expediu recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Acauã, vereador José Lomanto de Sousa Costa, pedindo que a eleição da Mesa Diretora referente à gestão de 2025 e 2026 seja anulada por descumprimento ao ordenamento jurídico. A determinação foi publicada nesta terça-feira (11) no site do Ministério Público.
Também foi recomendado que uma nova eleição seja realizada, no prazo de 10 dias, sem que o vereador concorra à presidência da Câmara.
Segundo o representante do órgão ministerial, a irregularidade refere-se à recondução sucessiva do vereador José Lomanto pela terceira vez, ato contrário ao entendimento e às orientações do Supremo Tribunal Federal (STF).
No entendimento do STF, a prática de reeleições sucessivas para os mesmos cargos nas mesas diretoras das casas legislativas representa uma violação aos princípios republicanos e democráticos, sendo incompatível com o regime constitucional.
O promotor ainda relembrou uma decisão obtida junto ao STF que determinou o afastamento imediato do presidente da Câmara de João Costa, o vereador João Castro, devido à recondução ao mesmo cargo por três vezes consecutivas.
Em razão dos fatos, o vereador José Lomanto tem até cinco dias para encaminhar uma resposta ao Ministério Público informando se irá cumprir a recomendação.
Outro lado
Ao Viagora, a Câmara Municipal de Acauã informou que já recebeu a notificação e foi feito o encaminhamento para o promotor avisando que a recomendação será acatada.
Federação entre PP e União Brasil fortalecerá candidaturas em 2026, diz Alcântara
Para o parlamentar, a fusão dos partidos é algo que já vem sendo avaliado, para aumentar as possibilidades nas disputas nas urnas e tem tudo para dar certo.Ivanária Sampaio cumpre agenda em Brasília e discute investimentos para Esperantina
Durante o encontro, foram discutidas ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de assistência social, especialmente para garantir mais suporte às famílias em situação de vulnerabilidadePrefeito de São Raimundo Nonato contrata sem licitação por R$ 1,5 milhão empresa
O prefeito Rogério Castro informou que a contratação emergencial foi motivada pelo distrato do contrato anterior e relatou que uma nova licitação já foi instruída.Secretário Victor Linhares deixa Progressistas e se filia ao União Brasil
Através das redes sociais, o secretário destacou o compromisso de permanecer trabalhando por um projeto sólido pelo Piauí.Ex-prefeito de São João da Fronteira vira alvo do Ministério Público
A Promotoria de Justiça está investigando a execução do contrato com a T. T. Ramos e eventual incompatibilidade dos preços praticados.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir