Rafael Fonteles vistoria obras de expansão do Metrô de Teresina
O governador embarcou na estação do Dirceu II, realizando o trajeto até a estação Boa Esperança, que está sendo construída nesta fase de reforma.
Na manhã desta segunda-feira (10), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, vistoriou parte das obras de expansão do Metrô de Teresina, que seguem em andamento na zona sudeste da capital. Acompanhado das autoridades locais, o governador embarcou na estação do Dirceu II, realizando o trajeto até a estação Boa Esperança, que está sendo construída nesta fase de reforma.
Durante a visita, o governador destacou as melhorias que as obras trarão à cidade. “Está sendo feita uma linha nova com um padrão mais moderno e seguro. Vamos aumentar a quantidade de estações e dar mais conforto e agilidade aos passageiros que usam o VLT de Teresina. Também estamos autorizando o projeto básico de expansão para outras zonas da cidade para que essa novidade da tarifa zero, com transporte seguro e rápido, aconteça para mais pessoas da cidade de Teresina”, afirmou Rafael.

Com a expansão, o sistema de transportes prevê também a construção de um muro de contenção, terraplanagem para a duplicação da linha e o alargamento da passarela sobre o rio Poti. Além disso, foram adquiridos três novos Veículos Leve Sobre Trilhos (VLTs), que serão utilizados após a duplicação da linha. As intervenções também vão diminuir o tempo de espera dos usuários para até 20 minutos. Com as obras, a expectativa é que o número de passageiros transportados diariamente chegue a 50 mil.
No primeiro mês com tarifa zero, que foi aplicada em janeiro deste ano, o metrô de Teresina registrou aumento de 40% no número de passageiros, atingindo 250 mil. O número de usuários passou de 5 mil para 7 mil por dia. Atualmente, o sistema conta com 11 estações distribuídas em 13,5 km de trilhos, ligando a zona sudeste ao Centro da cidade.

De acordo com o Governo do Piauí, está sendo investido R$ 527 milhões para melhorias no Metrô de Teresina. A primeira fase inclui o investimento de R$ 192 milhões na substituição dos dormentes e trilhos, reforma e construção das estações Itararé, Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva, além do rebaixamento no cruzamento com a Avenida Higino Cunha. A Estação Frei Serafim passou por reforma e restauração, com recursos federais de R$ 12 milhões.
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