Rafael Fonteles celebra 202 anos da Batalha do Jenipapo em Campo Maior
O governador entregou a Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a 33 personalidades que contribuíram para a história do estado.
Nesta quarta-feira (12) o governador Rafael Fonteles participou das comemorações dos 202 anos da Batalha do Jenipapo, evento histórico na cidade de Campo Maior.
Conforme o governo, a Batalha do Jenipapo foi um dos confrontos decisivos na luta pela independência do Brasil. Travada em 1823, às margens do rio Jenipapo, na vila Campo Maior, reuniu maranhenses, cearenses e piauienses em um embate sangrento contra as tropas portuguesas. O sacrifício dos combatentes foi fundamental para consolidar a independência na região, garantindo a soberania do território brasileiro.

Rafael Fonteles, reforçou que homens e mulheres piauienses, que atuaram na batalha, foram fundamentais para consolidação da independência do Brasil, promulgada alguns meses antes, em 7 de setembro de 1822. “Mais um ano em que a gente celebra a nossa história, a luta de homens e mulheres que garantiram o Piauí e, na verdade, toda essa região mais ao norte, como parte do Brasil. Esse evento importante que aconteceu no dia 13 de março de 1832”, destacou o governador.

A primeira solenidade do dia foi a missa em ação de graças na Catedral de santo Antônio, na Praça Bona Primo. Em seguida, teve o tradicional desfile militar e a encenação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”.
Além disso, o governador finalizou a solenidade entregando a Medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí a 33 personalidades que contribuíram para a história do estado.
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos CocaisAcidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital.TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17)Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população localAcidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17).










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir