Promotor investiga prefeito de Nossa Senhora de Nazaré por manter servidores sem concurso
O prefeito de Nossa Senhora de Nazaré informou que não foi notificado sobre o inquérito civil e que os servidores contratados são em virtude de um processo seletivo que está em vigência até 2026.
O promotor Maurício Gomes de Souza instaurou inquérito civil em face do município de Nossa Senhora de Nazaré, administrado pelo prefeito Zé Henrique (PSD), para investigar a manutenção de diversos servidores sem prévia aprovação em concurso público ou processo seletivo. A portaria foi disponibilizada no Diário Eletrônico do Ministério Público do Estado.
O inquérito é proveniente de Notícia de Fato aberta para apurar a contratação dessas pessoas, que ocorreu através da assinatura de contratos firmados pelo secretário municipal.
Segundo a portaria, o município mantém esses servidores no cargo mesmo que tenha celebrado Termo de Ajustamento de Conduta, em setembro de 2011, se comprometendo a não contratar servidor sem prévio concurso público, como está previsto na Constituição Federal.
O promotor enfatizou que a conduta do gestor também viola a Lei Municipal nº 265/2023, referente a contratação temporária no âmbito de Nossa Senhora de Nazaré que deve ser precedida de processo seletivo simplificado, descartando a admissão “direta” de pessoal na administração pública.
“A contratação direta de pessoal configura frustração à imparcialidade e ao caráter concorrencial do concurso público, pelo que pode configurar ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública, nos termos do art. 11, V, da Lei nº 8.429/92”, diz em trecho da portaria.
Por isso, o Ministério Público do Estado decidiu, através de investigação mais detalhada, colher elementos de veracidade e comprovação dos fatos. Essas provas podem ser utilizadas para propor ação civil pública ou de improbidade administrativa.
O órgão ministerial encaminhou uma recomendação administrativa ao prefeito de Nossa Senhora de Nazaré, junto à cópia dos contratos referentes aos servidores sem concurso.
Outro lado
Ao Viagora, o prefeito de Nossa Senhora de Nazaré informou que não foi notificado sobre o inquérito civil e que os servidores contratados são em virtude de um processo seletivo que está em vigência até fevereiro de 2026.
-
Silvio montou equipe competente para resolver problemas de Teresina, diz Samantha
De acordo com a vereadora, ainda é cedo para avaliar a gestão do prefeito, mas será necessário esforço conjunto de todos para garantir o desenvolvimento de Teresina. -
Alepi realizará audiência sobre prevenção do câncer de mama na segunda
O debate, proposto pela deputada estadual Bárbara do Firmino, acontece no âmbito das comissões de Saúde e da Mulher. -
Morre primeira deputada estadual do Piauí, Josefina Ferreira Costa, aos 97 anos
A ex-parlamentar foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e a segunda deputada estadual do Brasil. -
Tatiana Medeiros recebe alta médica e retorna para Quartel da Polícia Militar
A parlamentar estava internada no Hospital da Polícia Militar após ser encontrada desacordada em sua cela no Quartel do Comando Geral da PM na quinta-feira (22). -
ESPERANTINA-PREV divulga prazo para a Prova de Vida 2025
O objetivo é garantir que aposentados e pensionistas tenham tempo de se organizar com tranquilidade, evitando imprevistos e assegurando a continuidade do recebimento dos benefícios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir