Promotor investiga prefeito de Nossa Senhora de Nazaré por manter servidores sem concurso
O prefeito de Nossa Senhora de Nazaré informou que não foi notificado sobre o inquérito civil e que os servidores contratados são em virtude de um processo seletivo que está em vigência até 2026.
O promotor Maurício Gomes de Souza instaurou inquérito civil em face do município de Nossa Senhora de Nazaré, administrado pelo prefeito Zé Henrique (PSD), para investigar a manutenção de diversos servidores sem prévia aprovação em concurso público ou processo seletivo. A portaria foi disponibilizada no Diário Eletrônico do Ministério Público do Estado.
O inquérito é proveniente de Notícia de Fato aberta para apurar a contratação dessas pessoas, que ocorreu através da assinatura de contratos firmados pelo secretário municipal.
Segundo a portaria, o município mantém esses servidores no cargo mesmo que tenha celebrado Termo de Ajustamento de Conduta, em setembro de 2011, se comprometendo a não contratar servidor sem prévio concurso público, como está previsto na Constituição Federal.
O promotor enfatizou que a conduta do gestor também viola a Lei Municipal nº 265/2023, referente a contratação temporária no âmbito de Nossa Senhora de Nazaré que deve ser precedida de processo seletivo simplificado, descartando a admissão “direta” de pessoal na administração pública.
“A contratação direta de pessoal configura frustração à imparcialidade e ao caráter concorrencial do concurso público, pelo que pode configurar ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da Administração Pública, nos termos do art. 11, V, da Lei nº 8.429/92”, diz em trecho da portaria.
Por isso, o Ministério Público do Estado decidiu, através de investigação mais detalhada, colher elementos de veracidade e comprovação dos fatos. Essas provas podem ser utilizadas para propor ação civil pública ou de improbidade administrativa.
O órgão ministerial encaminhou uma recomendação administrativa ao prefeito de Nossa Senhora de Nazaré, junto à cópia dos contratos referentes aos servidores sem concurso.
Outro lado
Ao Viagora, o prefeito de Nossa Senhora de Nazaré informou que não foi notificado sobre o inquérito civil e que os servidores contratados são em virtude de um processo seletivo que está em vigência até fevereiro de 2026.
PP vai intensificar pré-candidatura de Margarete Coelho ao governo, diz Joel Rodrigues
Joel Rodrigues confirmou que o Progressistas já definiu o nome de Margarete Coelho para encabeçar a chapa majoritária e ressaltou que será o primeiro suplente do senador Ciro Nogueira.Quero o apoio dos 224 prefeitos do Piauí, diz Ciro Nogueira sobre reeleição
O senador destacou a importância de estreitar o relacionamento com os vereadores dos municípios e manifestou seu desejo de ter o apoio unânime dos prefeitos.Washington Bonfim é eleito presidente do partido PSB no Piauí
O secretário de planejamento agradeceu a confiança depositada por cada correligionário.Ministério Público pede à Justiça que suspenda teste seletivo de Lagoa Alegre
As inconsistências no edital do seletivo foram denunciadas à Ouvidoria do Ministério Público do Piauí, que iniciou uma investigação, através de Procedimento Administrativo.CPI da Águas de Teresina avalia nomes a serem convocados na Câmara, diz Petrus
O presidente da CPI afirmou que os trabalhos estão em fase inicial e que os membros da comissão avaliam nomes para participarem desse processo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir