Viagora

Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico

A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero.

A 4ª edição da Corrida contra o Feminicídio, promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), será realizada no dia 25 de maio, com percurso de 2,5 km e largada às 5h30 no Parque Nova Potycabana, em Teresina. O evento integra a campanha “Ei, mermã, no enfrentamento ao feminicídio” e já teve mais de 4 mil inscrições confirmadas. A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero.

Segundo Tayanne Cavalcante, coordenadora da Garantia dos Direitos e dos Cuidados e Saúde da Mulher da Sempi, a preparação para a prova deve incluir treinos regulares, alimentação leve e hidratação adequada. “Um dia antes, não devem consumir muita proteína e nem muitos alimentos ricos em gorduras. E o ideal é que consumam carboidratos, principalmente os complexos. E no dia da prova, precisam fazer uso de alimentos mais leves, que não pesem no estômago, que sejam carboidratos de absorção rápida, como uma banana com mel”, orientou.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíCorrida contra Feminicídio em 2024
Corrida contra Feminicídio em 2024

Além da alimentação, a Sempi reforça a importância de acompanhamento profissional para evitar lesões. A prática de atividades complementares, como a musculação, é recomendada para fortalecer as articulações. A assistente administrativa Paula Adriana, que participa da corrida desde 2020, compartilhou sua experiência. “Geralmente, quando tem alguma prova de corrida, eu cuido bastante da minha alimentação, bebo bastante água e uso isotônicos para melhorar o meu desempenho. E claro que tem que descansar. Sempre no dia anterior é preciso descansar, dormir bem antes da corrida”, afirmou.

Conforme o Governo do Estado, a entrega dos kits para os inscritos ocorrerá entre os dias 19 e 23 de maio, mediante apresentação de CPF e doação de 1 kg de alimento não perecível. Além da corrida, o público terá acesso ao espaço “Ei, mermã, você não está sozinha”, com feira de empreendedoras, aluguel de bicicletas e serviços de orientação sobre saúde e direitos das mulheres.

Facebook
Veja também