Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero.
A 4ª edição da Corrida contra o Feminicídio, promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), será realizada no dia 25 de maio, com percurso de 2,5 km e largada às 5h30 no Parque Nova Potycabana, em Teresina. O evento integra a campanha “Ei, mermã, no enfrentamento ao feminicídio” e já teve mais de 4 mil inscrições confirmadas. A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero.
Segundo Tayanne Cavalcante, coordenadora da Garantia dos Direitos e dos Cuidados e Saúde da Mulher da Sempi, a preparação para a prova deve incluir treinos regulares, alimentação leve e hidratação adequada. “Um dia antes, não devem consumir muita proteína e nem muitos alimentos ricos em gorduras. E o ideal é que consumam carboidratos, principalmente os complexos. E no dia da prova, precisam fazer uso de alimentos mais leves, que não pesem no estômago, que sejam carboidratos de absorção rápida, como uma banana com mel”, orientou.

Além da alimentação, a Sempi reforça a importância de acompanhamento profissional para evitar lesões. A prática de atividades complementares, como a musculação, é recomendada para fortalecer as articulações. A assistente administrativa Paula Adriana, que participa da corrida desde 2020, compartilhou sua experiência. “Geralmente, quando tem alguma prova de corrida, eu cuido bastante da minha alimentação, bebo bastante água e uso isotônicos para melhorar o meu desempenho. E claro que tem que descansar. Sempre no dia anterior é preciso descansar, dormir bem antes da corrida”, afirmou.
Conforme o Governo do Estado, a entrega dos kits para os inscritos ocorrerá entre os dias 19 e 23 de maio, mediante apresentação de CPF e doação de 1 kg de alimento não perecível. Além da corrida, o público terá acesso ao espaço “Ei, mermã, você não está sozinha”, com feira de empreendedoras, aluguel de bicicletas e serviços de orientação sobre saúde e direitos das mulheres.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI)
Parque Potycabana
Rafael Fonteles entrega ambulâncias equipadas para hospitais estaduais nesta sexta
Os veículos são voltados ao atendimento de pacientes de alto risco e fortalecerão estrutura de emergência em oito municípiosPrefeitura de Esperantina realizará Dia D da Vacinação contra a Influenza no dia 29
A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e proteger grupos prioritários contra complicações da gripeHEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes.FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV.Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir