Prefeita de Luís Correia não promove concurso e entra na mira do Ministério Público
O procedimento atende a representação formulada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERM).
O Ministério Público Estadual abriu procedimento administrativo com o intuito de investigar e apurar a viabilidade de concurso público no Município de Luís Correia, administrado pela prefeita Maninha Fontenele (PT), com a finalidade de evitar a utilização irregular e abusiva de contratações temporárias, promovidas indefinidamente. A portaria foi assinada pelo promotor de justiça Yan Walter Carvalho Cavalcante.
O procedimento atende a representação formulada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Luís Correia (SINDSERM), onde relatou a ausência de concurso público desde o ano de 2018, o que tem propiciado na prática reiterada de contratações temporárias pelo Município.
Provocado pelo MPPI a emitir esclarecimentos, a prefeitura reconheceu a existência de vacâncias e da utilização de reiteradas contratações temporárias, entretanto, não apresentou nenhum plano ou cronograma de realização de concurso público.
Na avaliação do promotor, a utilização reiterada e prolongada de contratações temporárias, em substituição a concurso público, “afronta os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, previstos no caput do art. 37 da Constituição Federal”.
Neste sentido, foi encaminhado ofício ao Município para que envie, num prazo de 20 dias, um cronograma atualizado acerca de eventual planejamento para realização de concurso público.
Solicitou à Câmara Municipal de Luís Correia cópias das leis municipais que tratam da contratação temporária de servidores e informação sobre percentual máximo de contratações temporárias previsto em legislação municipal.
Requereu também do TCE-PI informações sobre auditorias ou fiscalizações recentes acerca da política de pessoal adotada pelo Município.
Outro lado
O Viagora procurou a prefeita para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da reportagem a gestora não atendeu as ligações e não respondeu os questionamentos encaminhados através do WhatsApp.
Luís Correia
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Luís Correia
Piauí
-
Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público. -
Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação. -
MP investiga vereador de Castelo do Piauí por acúmulo indevido de cargos
A apuração está sendo feita pelo promotor de Justiça Lucas Nonato da Silva Araújo. -
Quanto menos candidatos da oposição, mais força teremos para embate, diz Joel
Joel destacou que o diálogo é fundamental nesse processo, junto do respeito. “Eu acho que as palavras fortes são o respeito e o diálogo. -
Senado Federal aprova inclusão da educação financeira nas escolas
A proposta já faz parte da Base Nacional Comum Curricular desde 2017, e agora está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando a aplicação obrigatória.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir