Pedro Alcântara defende que Governo Federal arque integralmente com custeio de policlínica em Teresina
O vereador afirma que município já enfrenta sobrecarga na saúde pública e diz que novos serviços precisam ter garantia de custeio permanente.
O vereador Pedro Alcântara (Progressistas) comentou sobre a proposta de construção de uma policlínica em Teresina com investimento de R$ 19 milhões, que teria sido recusada pelo prefeito Silvio Mendes, e defendeu que a unidade seja mantida com recursos do Governo Federal.
O parlamentar destacou que não é contrário à construção da policlínica, mas defendeu que o Governo Federal assuma integralmente o custeio da unidade. “O governo constrói a policlínica, constrói o hospital, mas não dá a garantia de funcionamento, quer um exemplo? Tem uma clínica veterinária, quem quiser pode ir lá, ao lado da UBS do Morada Nova, essa clínica é estadual tá lá fechada há 5 anos. Quem vai pagar enfermeiro? Quem vai pagar médico, medicamento e insumo?”, questionou.
De acordo com Pedro Alcântara, o sistema tripartite da saúde, que divide responsabilidades entre União, Estado e município, não funciona de forma equilibrada na prática.
“Tripartite é a divisão da despesa entre Estado, União e Município. Só quem cumpre isso é o município, o Estado e a União não cumprem, eles não repassam”, criticou.
O vereador ainda classificou a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) como extremamente defasada. “Defasadíssima, a tabela do SUS aqui em Teresina é uma loucura eu tive agora na fundação e vi a doutora presidente da fundação fazer um jogo de cintura para poder cumprir e honrar os compromissos, não é fácil”, disse.
Teresina
Piauí
Pedro Alcântara
Sílvio Mendes
Sistema Único de Saúde - SUS
Ministério da Saúde
-
Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público. -
Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação. -
MP investiga vereador de Castelo do Piauí por acúmulo indevido de cargos
A apuração está sendo feita pelo promotor de Justiça Lucas Nonato da Silva Araújo. -
Quanto menos candidatos da oposição, mais força teremos para embate, diz Joel
Joel destacou que o diálogo é fundamental nesse processo, junto do respeito. “Eu acho que as palavras fortes são o respeito e o diálogo. -
Senado Federal aprova inclusão da educação financeira nas escolas
A proposta já faz parte da Base Nacional Comum Curricular desde 2017, e agora está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando a aplicação obrigatória.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir