Viagora

Ministro Levandowski autoriza Lula a conceder entrevista à Folha

A entrevista deve ocorrer dentro da carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula cumpre pena.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi autorizado nesta sexta-feira (28) pelo ministro Ricardo Levandowski do Supremo Tribunal Federal (STF), a conceder entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

A entrevista deve ocorrer dentro da carceragem da Polícia Federal em Curitiba,  local em que Lula cumpre prisão desde o dia 7 de abril, após ser condenado a cumprir 12 anos e 1 mês pelo caso Tríplex do Guarujá (RJ).  A decisão foi proferida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Lula está respondendo pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

  • Foto: Facebook/Francisco LimmaEx-presidente Lula.Ex-presidente Lula.

O jornal conseguiu ter direito a entrevista após dois jornalistas contestarem a decisão da juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que proibiu Lula de ter acesso a imprensa. O jornal fez um pedido ao STF com base na Lei da Imprensa, que “garante a liberdade de manifestação do pensamento e da informação”.

O ministro entendeu que a decisão da juíza representava uma censura prévia ao trabalho de imprensa. A juíza havia justificado o indeferimento do pedido sob afirmação de que causaria um problema de segurança na carceragem onde Lula se encontra.

Segundo Levandowski a entrevista jornalística com Lula não representa nenhum risco maior à segurança do sistema penitenciário do que as entrevistas concedidas por crimes de tráfico, homicídio ou por criminosos internacionais, e que se trata de um argumento idôneo usado pela juíza para indeferir o pedido de entrevista.

Facebook
Veja também