Viagora

Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com incêndios no Piauí

O período mais quente do ano se aproxima e o Corpo de Bombeiros reforça as precauções para evitar incêndios.

O período mais quente do ano se aproxima no estado e o Corpo de Bombeiros do Piauí alerta sobre os cuidados com incêndios e queimadas no estado que são comuns nessa época.

O Corpo de Bombeiros tem intensificado o trabalho na capital e a major Ana Cléia Diniz cita algumas recomendações importantes bem como evitar atear fogo em qualquer local. “A grande maioria dos incêndios em vegetação são causados pela ação humana, pela falta de conhecimento e pela prática de hábitos desnecessários, como a queima do lixo para limpar a propriedade. Nesta época do ano, qualquer fagulha levada pelo vento pode provocar um grande incêndio. A limpeza dos terrenos deve ser feita durante todo o ano, uma queima não pode substituir as capinas periódicas para retirada da vegetação”, afirma.

De acordo com um levantamento realizado pelo Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente neste ano o Piauí já registrou 382 focos de queimadas em áreas de terrenos baldios e vegetação. A major recomenda que as autoridades sejam acionadas caso haja necessidade de iniciar uma queimada. “Nesse período o cuidado deve ser redobrado e uma prática muito comum no estado é a queimada de roças. Caso seja realmente necessário realizar uma queimada, a orientação é que o dono da propriedade peça autorização aos órgãos ambientais do estado e município para realizar uma queimada controlada”, ressalta.

Vale ressaltar que a prática de queimadas em vegetação pode ser enquadrada como crime na Lei n° 9.605 de Crimes Ambientais. A corporação alerta ainda que em caso de incêndios ou início de focos a equipe deve ser acionada através do número 193.

Mais conteúdo sobre:

Corpo de Bombeiros Militar do Piauí

Facebook
Veja também