Covid-19: Wellington diz que vacinação poderá começar em janeiro
Segundo o governador, a expectativa é que os testes sejam finalizados ainda neste mês de dezembro e que em janeiro já seja possível iniciar a imunização contra a Covid-19.
No início da tarde desta terça-feira (01), o governador Wellington Dias realizou uma transmissão ao vivo sobre medidas de combate à pandemia, destacando que o Governo do Piauí não tem plano para a adoção de um novo lockdown, e afirma que a expectava é que no mês de janeiro seja iniciado a vacinação contra a Covid-19.
Segundo o governador Wellington Dias, foi observado um crescimento dos casos da Covid-19 em vários países e em estados brasileiros, mas destaca que o Governo do Piauí, junto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), não têm plano para a adoção de medidas mais rígidas de isolamento, como o lockdown, levando em consideração a redução no número de morte e casos confirmados no Piauí.
“Nós temos uma realidade em vários estados do Brasil em que tivemos o crescimento da presença do coronavírus, ou seja, houve o que se chamou de segunda onda e temos que ter todos os cuidados. Mas eu quero dizer aqui que não há nenhuma decisão tomada pelo Governo do Piauí de lockdown. Porque a meta que estabelecemos é evitar exatamente uma situação em que a gente precise de chegar ao extremo, como é o caso de uma implantação de um sistema de lockdown. O que nós vamos seguir trabalhando é o cumprimento das regras que foram estabelecidas”, comenta o governador.
- Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Governador Wellington Dias
Já em relação a vacina contra a Covid-19, Wellington afirma que a imunizante de Oxford, AstraZenca, e a Coronavac já estão sendo testadas em Salvador por meio do Consórcio Nordeste, acompanhadas por um Comitê Científico. O governador explicou que a expectativa é que neste mês de dezembro os testes sejam finalizados e que em janeiro seja possível iniciar o processo de vacinação contra o novo coronavírus.
“Essas vacinas, nós temos a chance muito grande, especialmente a Coronavac e a AstraZenca, de ter conclusão [...] prevista para dezembro. Nós temos chances reais de agora nesse mês de dezembro ter a conclusão desses testes. Eu coordeno, em nome do Fórum dos Governadores, essa pauta da vacinação e nela, nós colocamos como prioridade que o Brasil use a primeira vacina que ficar pronta no plano nacional de imunização. Segundo, que a Anvisa pudesse garantir que tivesse um processo emergencial para a autorização. Normalmente levaria oito, dez meses, às vezes dois anos para poder após a conclusão dos testes ter a autorização. Não, nesse caso nós queremos que seja célere, por isso que a Anvisa já acompanha na fase de teste e com isso, tem aí uma expectativa muito positiva pra que a gente conclua os teste em dezembro e em janeiro a gente já tenha condições de aplicação de vacina”, explica o governador.
Governo do Piauí
Wellington Dias
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Vacina contra Covid-19
Covid-19
UFPI lança edital com 106 vagas para novos cursos de graduação em Teresina e Floriano
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será o único critério de seleção.Comitê de Segurança do TRE-PI estrutura planos operacionais para as eleições de 2026
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, a ação visa combater práticas ilícitas de campanha eleitoral e captação de sufrágio.Polícia e MP discutem estratégias para fortalecer investigações de violência doméstica
O encontro foi realizado nessa quarta-feira (03), na sede da Delegacia Geral, em Teresina, com a participação do delegado-geral Luccy Keiko.Silvio Mendes nomeia mais de 400 aprovados em concurso da Semec de Teresina
As convocações para cargos de níveis superior e técnico-administrativo foram publicadas no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (3).Picos Cidade Junina reúne multidão com atrações nacionais e locais
A primeira noite contou com shows de Elba Ramalho, Bruno & Marrone e Tropykália; evento deve movimentar mais de R$ 50 milhões na economia regional











E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir