PEC que cria Polícia Penal será votada nesta quarta na Alepi
Com a aprovação da PEC, os agentes penitenciários passarão a atuar como policias penais e passam a ter poder de polícia dentro das unidades prisionais.
A Assemblei Legislativa do Piauí (Alepi) irá votar nesta quarta-feira (02) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria a Polícia Penal do Piauí, o projeto transforma os atuais agentes penitenciários em Policiais Penais e passam a ter poder de polícia dentro das unidades prisionais.
De acordo com o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), a aprovação da Emenda Constitucional 104 no ano passado incluiu a Polícia Penal no rol da segurança pública, já a regulamentação do cargo criará prerrogativas para que os Policiais Penais atuem de forma mais efetiva na prevenção e combate à criminalidade dentro e fora do sistema prisional.
Para o presidente do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, a PEC que cria a Polícia Penal é uma conquista da categoria e do Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), e destaca que com a aprovação na Alepi, a sociedade será a principal beneficiada.
“A PEC da Polícia Penal foi uma conquista da FENASPEN e do SINPOLJUSPI. É um dos maiores e mais importantes projetos de Segurança Pública do país aprovado no Congresso Nacional nos últimos anos e agora os Estados estão adequando as suas Constituições estaduais. É um reconhecimento para o Agente Penitenciário, que já realizava um trabalho eminentemente de caráter policial. Vale ressaltar que a sociedade é a maior contemplada por essa luta da Polícia Penal, que passa a ter mais uma ferramenta de Segurança Pública visando combater a criminalidade”, declarou Kleiton Holanda.
Já o vice-presidente do Sinpoljuspi, diretor da Fenaspen e conselheiro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), Vilobaldo Carvalho, a criação da Polícia Penal amplia o papel do Estado na segurança pública.
“A aprovação da PEC da Polícia Penal faz com que os Policiais Penais tenham maior segurança jurídica na sua atuação, podendo combater efetivamente o crime no ambiente prisional, trabalhando de forma integrada e colaborativa com as demais forças de segurança pública. A PEC representa, efetivamente, o maior projeto de segurança pública do estado do Piauí pós-Constituição Federal de 88”, destacou.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Sinpoljuspi
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical.São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial .IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributáriosAcusado de ordenar morte da ex-companheira é condenado a 21 anos de prisão em Teresina
Segundo o Ministério Público, Laércio Rodrigues Ferreira ordenou a morte da mulher enquanto estava preso no Rio de Janeiro.Prefeitura de Esperantina decreta ponto facultativo após o feriado de Corpus Christi
A medida complementa o feriado nacional de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, 4 de junho.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir