Com a aprovação da PEC, os agentes penitenciários passarão a atuar como policias penais e passam a ter poder de polícia dentro das unidades prisionais.
Por volta das 10h deste domingo, 21, detentos da Penitenciária Irmão Guido, localizada na zona Sul de Teresina, iniciaram uma rebelião. Os presos chegaram a quebrar grades de celas da unidade.
De acordo com informações do presidente do Sinpoljuspi, o detento teria fugido enquanto estava no banheiro com outro companheiro de quarto.
De acordo coma a Secretaria de Justiça do Piauí, dos 14 detentos que conseguiram fugir, seis já foram recapturados.
O juiz José Vidal determinou que presos em regime semiaberto poderão cumprir prisão domiciliar durante a pandemia.
O presidente do sindicato disse que os próprios funcionários das penitenciárias estão comprando os materiais preventivos.
Segundo o Sinpoljuspi, os fugitivos respondem por tráfico, homicídio e são considerados de alta periculosidade.
Luís Ricardo de Lima foi encontrado morto dentro de uma cela da Penitenciária Regional de Campo Maior na manhã de hoje (12).
Segundo informações do Sinpoljuspi, o preso foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (9), dentro de uma cela do presídio.
Na tarde dessa terça-feira, 2 de julho, os detentos da Colônia Agrícola Major César iniciaram uma rebelião, que culminou na fuga de presos e danos patrimoniais no presídio.
Segundo informações repassadas pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Jefferson Dias, cerca de 15 presos tentaram fugir da penitenciária.