“Governo Federal tem se mobilizado”, diz ministro João Roma sobre enchentes
O ministro da Cidadania visitou os principais pontos de alagamentos na cidade de Teresina , ao lado do ministro Ciro Nogueira.
Na manhã desta quarta-feira (05), o ministro da Cidadania, João Roma falou sobre as ações do Governo Federal para ajudar as famílias vítimas de enchentes em Teresina.
O ministro deu a declaração durante uma visita aos principais pontos de alagamentos na capital piauiense, ao lado do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
- Foto: Luis Marcos/ Viagora
Ministro João Roma
Segundo João Roma, atualmente se vive uma calamidade de grande extensão devido ao período chuvoso não só no Piauí, mas também em outros estados e isso tem gerado uma série de ações tomadas pelo governo.
“Estamos vivendo uma calamidade de grande extensão, um tempo continuado de muitas chuvas que tiveram epicentro no estado da Bahia, no norte de Minas, Goiás, Tocantins, Piauí como estamos presenciando aqui neste momento. E isso tem gerado uma série de providências e uma articulação entre os diversos níveis de governos”, afirmou.
De acordo com o ministro, no primeiro momento o objetivo é cuidar das pessoas e retirá-las das áreas de riscos e em seguida acolhêr as famílias em abrigos seguros. “No primeiro momento nós precisamos cuidar das vidas, resgatar as pessoas, tirar essas pessoas das áreas de riscos, muitas pessoas conquistaram o que tem com muito sacrifício e resistem a sair das áreas de risco. Então é muito importante nesse momento, toda a conscientização para que preserve as vidas. Na sequencia precisamos acolher essas pessoas que estão sem poder voltar para suas casas”, declarou.
Conforme o ministro, o Governo Federal tem se mobilizado com várias ações através dos ministérios da Cidadania, Defesa, Justiça, Forças Armadas e Defesa Civil.
“O governo federal tem se mobilizado além de suas funções constitucionais. São várias ações onde precisamos não só nos articular internamente no governo, com várias feições. Tanto nas Forças Armadas através do Ministério da Defesa, o Ministério da Justiça através da Polícia Rodoviária Federal, que tem sinalizado as rodovias em casos de riscos de acidentes”, disse.
Ainda segundo João Roma, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória com mais de R$ 700 milhões para ajudar as pessoas atingidas pelas enchentes em todo o país. “O presidente Bolsonaro editou uma medida provisória com mais de R$ 700 milhões para o Ministério da Cidadania cuidar prioritariamente das pessoas necessitadas no caso dessas chuvas”, destacou.
O ministro pontua ainda que o momento é de junção de forças para aumentar a eficácia das ações em defesa da população brasileira, que foi atingida pelas chuvas. “Essa ação vai precisar da junção e o esforço de todos. Esse não é o momento de disputa política, é o momento de estarmos todos trabalhando para aumentar a eficácia das nossas ações em defesa da população que está sofrendo nesse momento”, pontuou.
Ministério da Cidadania
Governo Federal
-
Sintetro descarta possibilidade de greve dos ônibus em Teresina
De acordo com o presidente do sindicato, a categoria estava apenas no aguardo do pagamento salarial e os documentos comprobatórios de que o repasse havia sido feito por parte das empresas de ônibus. -
Vítimas de Crimes terão atendimento especializado no TJ-PI
O juiz auxiliar da presidência, Rodrigo Tolentino, responsável pela criação do provimento as condições condenáveis relata como acontece o acolhimento. -
Procon itinerante atenderá de 23 a 27 de maio em Santa Filomena
o objetivo dessa ação, é descentralizar o atendimento e contribuir para a resolução extrajudicial dos conflitos na área de consumerista. -
-
Doutor Pessoa nomeia Socorro Bento para comandar Semest
A pasta era administrada pela empresária Gessy Fonseca que se desincompatibilizou do cargo no dia 28 de março e deve disputar o Governo do Piauí pelo partido em que é presidente estadual do PSC. -
Dois carros pegam fogo em estacionamento de prédio em Teresina
O Corpo de Bombeiros de Teresina foi acionado e isolou a área atingida, que está localizada na Rua Solange Arêa Leão, que foi liberada por volta das 11h30.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir