Viagora

Escolas estaduais intensificam preparação de alunos para Enem no Piauí

No município de Santa Cruz do Piauí, os estudantes das escolas estaduais receberam um auxílio, fruto de uma parceria entre as redes privada e pública.

As famosas revisões de véspera, para refrescar a memória de alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (13), deram uma tônica da preparação final dos estudantes da rede pública estadual.

No município de Santa Cruz do Piauí, os estudantes das escolas estaduais receberam um auxílio, fruto de uma parceria entre as redes privada e pública. Professores do Colégio Machado de Assis, de Picos, realizaram uma revisão no auditório do polo da Universidade Aberta do Brasil, para os alunos de Santa Cruz.

Foto: DivulgaçãoEscolas estaduais intensificam preparação de alunos para o Enem
Escolas estaduais intensificam preparação de alunos para o Enem

De acordo com o governo do estado, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Mário Martins, localizado em Picos, promoveu um momento de orientação e motivação para os alunos que participarão do Enem 2022.

Para a diretora Irai Moura, foram realizadas palestras com as ex-alunas Amanda Matos, estudante de Medicina da UNIVASF, Brenda Rodrigues, estudante de Medicina da UFPI, Glória Moura, estudante de Medicina da UFMA, e Lara Maria, estudante de Enfermagem da UFPI. “As meninas deram dicas de como otimizar o tempo, quais questões priorizar na prova, quais temas o aluno deverá conhecer para se dar bem na produção da redação, leituras importantes na área da filosofia, da Constituição Federal dentre tantos outros. Aconteceu também um momento motivacional muito emocionante! Foi uma experiência maravilhosa!”, disse a diretora.

Mas a preparação não vem apenas nas revisões de conteúdo. Os estudantes também receberam preparo psicológico para as provas. Para a psicóloga da 18ª Gerencia Regional de Educação, Lidiane Mendes, pontua que ficar nervoso ou ansioso é normal, mas quando esse nervosismo pode vir a atrapalhar o desempenho na hora da realização da determinada atividade, temos que buscar meios que ajudem a encarar essa ansiedade.

Segundo a psicóloga, seguir alguns passos simples fazem a diferença na hora da preparação e na hora da realização da prova. Para ela, é um fator importante verificar o local da prova com antecedência, não revisar conteúdos na véspera, porque pode piorar a ansiedade, fazer exercícios de respiração para controlar a ansiedade, e dar uma pausa na hora da prova indo ao banheiro, caso “dê um branco”.

Neste domingo (13), será distribuído aos participantes do Enem, as provas de Língua Portuguesa e estrangeira, com 45 questões ao todo, e mais 45 questões de ciências humanas, tendo conteúdos das matérias de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, e uma prova de redação.

O segundo dia de Enem, acontece no domingo seguinte, dia 20, com 45 questões de Matemática, e 45 questões de Ciências da Natureza, das disciplinas de Química, Física e Biologia.

Facebook
Veja também