Viagora

Aulão da Natureza será feito para alunos da rede estadual do Piauí

A revisão será de forma virtual das 20h às 0h, com transmissão pelo Canal Educação, na plataforma YouTube e pela TV Meio Norte.

Nesta quinta-feira (15), a Secretária de Estado da Educação (Seduc), realizará o “Aulão da Natureza”, para os estudantes da rede estadual de ensino. A aula tem o intuito de prepará-los para o segundo dia de aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2022, que acontecerá no próximo domingo (20). A revisão será de forma virtual das 20h às 0h, com transmissão pelo Canal Educação, na plataforma YouTube e pela TV Meio Norte.

De acordo com a Seduc, a maratona de revisões dos conteúdos e questões, será mediada pelos professores do Pré-Enem Seduc. Para a área de matemática, os alunos vão acompanhar as ministrações dos professores Andrei Filho e Alexsandro Kessler; os conteúdos de Química serão compartilhados pelos professores David Coimbra e Alcides Fernandes; as aulas de Biologia serão ministradas pelos professores Tércio Câmara e Caio Frederico e Física com os professores Caio Brenno e Élisson Araújo.

O professor de matemática no Pré-Enem Seduc, Márcio Jhean, explica como os estudantes precisam está preparados para as provas. “Em matemática, nestes últimos dias, é muito importante que o aluno foque e revise questões que ele não tenha ainda segurança em como resolver, pois ao praticar ele irá sentir-se seguro para a prova. O aluno deve estar preparado para resolver questões, por exemplo, de funções do 1º e 2º grau, porcentagem, estatística e probabilidade, razão em proporção. Na geometria temos também toda a parte de trigonometria e os prismas. Por fim, o aluno não pode deixar de aprender a interpretar e argumentar dados que estão em tabelas e gráficos”, disse.

De acordo com Márcio Jhean, a estratégia para a melhor utilização do tempo, deve estar conforme o nível do aluno. E destaca que se deve ter mais atenção ao conteúdo de segurança do estudante, e que resultará na maior probabilidade de acerto da questão.

“A prova terá 90 questões, então, como estratégia ele pode iniciar pela matemática, que equivale a mais pontos. São 45 questões e ele vai estar mais tranquilo e poderá gastar o seu tempo, a sua energia, a sua atenção naquilo que lhe dá mais pontos. Na sequência poderá se dedicar à disciplina de biologia, que é teórica e lhe dará um respiro para logo voltar aos cálculos com a disciplina de física. O aluno deve fazer, inicialmente, as mais fáceis como estratégia de resolução das questões e não começar pela ordem”, explicou o professor.

Enem

No segundo dia de provas do Enem 2022, os alunos deverão responder 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza, que abrangem Biologia, Física e Química.

No domingo, os portões estarão abertos a partir das 12h. As provas começam às 13h30 e terminam às 19h (horário de Brasília), os inscritos devem chegar ao local de prova com antecedência.

Facebook
Veja também