Viagora

Regina Sousa entrega 61 ambulâncias para unidades de saúde do Piauí

Os veículos serão utilizados exclusivamente para fazer o transporte de pacientes que não apresentam risco de morte, bem como para remoção simples e de caráter eletivo.

Na manhã desta sexta-feira (18), a governadora Regina Sousa entregou 61 ambulâncias para unidades de saúde, dentre hospitais a maternidades em diversos municípios do Estado. A solenidade aconteceu no pátio da Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) e contou com a presença do secretário Neris Junior e do deputado federal Merlong Solano.

Conforme o Governo do Estado, os veículos serão utilizados exclusivamente para fazer o transporte de pacientes que não apresentam risco de morte, bem como para remoção simples e de caráter eletivo, diante do seu modelo ambulância tipo A.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRegina Sousa em solenidade para entrega de ambulâncias.
Regina Sousa em solenidade para entrega de ambulâncias.

Além disso, as ambulâncias possuem sinalizador óptico e acústico; equipamento de radiocomunicação, em contato permanente com a central reguladora; maca com rodas; suporte para soro e oxigênio medicinal.

A gestora Regina Sousa destacou que os veículos são essenciais para assegurar o atendimento da demanda de pacientes. As ambulâncias foram adquiridas através de emenda de bancada e em parceria com a Sesapi.

“As ambulâncias são essenciais no serviço da saúde e agora temos mais para melhor atender nossos pacientes, principalmente na rede AVC e infarto, que são situações que precisam de uma certa rapidez. E, graças ao Governo e ao trabalho da deputada federal Rejane Dias e do deputado federal Merlong Solano, essas aquisições foram possíveis”, disse a governadora Regina Sousa.

Ainda segundo o Governo do Piauí, os municípios de serão contemplados com as ambulâncias são do extremo sul do Estado ao norte, são eles: Barra D’Alcântra, Jurema, Caraúbas, São João do Arraial, Vera Mendes, Nossa Senhora de Nazaré, Bocaina, Itainópolis, Avelino Lopes, Santa Filomena, Sussuapara, Lagoa do Barro, Landre Sales, Cocal, Socorro do Piauí, São Miguel do Tapuio, Lagoa do Sítio, Colônia Gurgueia, Barreiras, Bela Vista, Boa Hora, Cabeceiras, Caridade, Alto Longá, Hugo Napoleão, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Bom Princípio do Piauí, Miguel Alves, Murici dos Portelas, Jaicós, Pio IX, Nazária, Sigefredo Pacheco, Pedro II, Várzea Branca, Francinópolis, Beneditinos, Paulistana, Água Branca, Castelo do Piauí e Bonfim do Piauí.

Os hospitais regionais e demais unidades de saúde também receberão os veículos, são elas: Maternidade Dona Evangelina Rosa, UPA de Floriano, Hospital Regional Gerson Castelo Branco (Luzilândia), Instituo de Doenças Tropicais Natan Portela, Hospital Regional de Corrente, Hospital Regional Manoel de Sousa Santos (Bom Jesus), Hospital Regional de Campo Maior, Hospital de Demerval Lobão, Hospital Regional Senador Chagas Rodrigues (Piripiri), Hospital Infantil Lucídio Portella, Hospital Regional Justino Luz (Picos), Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Parnaíba), Hospital Estadual de Canto do Buriti, Hospital Regional Senador Cândido Ferraz (São Raimundo Nonato), Hospital Regional Leônidas Melo (Barras) e Hospital Estadual Norberto Moura (Elesbão Veloso).

O Governo do Piauí anunciou ainda que os veículos também serão destinados ao Projeto Linhas de Cuidados do Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral, da Sesapi, para uso no Complexo Regulador, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba, que já foi entregue, e para os hospitais das cidades de Floriano e Picos.

Por fim, o secretário de Estado da Saúde, Neris Junior afirmou que as novas ambulâncias proporcionarão mais agilidade na prestação de serviços de saúde.

“Esperamos que os gestores façam bom uso desses transportes, pretendemos trazer mais comodidade aos moradores de todos os territórios do nosso Estado, uma vez que essas ambulâncias são essenciais para prestar um serviço de saúde com mais agilidade e nos ajudam a salvar muitas vidas”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Junior.

Facebook
Veja também