Viagora

Setur promove "Festival de Avistamento de Aves" no Parque Sete Cidades

O secretário da Setur, Marcelo Costa, afirma que o Parque possui uma rica biodiversidade, abrigando aves de caatinga do cerrado e até da Amazônia.

Durante os dias 16 a 18 de dezembro, o Governo do Piauí por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou o primeiro “Festival de Avistamento de Aves do Piauí”, no Parque Nacional de Sete Cidades, com território distribuído pelos municípios de Brasileira e Piracuruca. O evento reuniu amantes dos animais, estudantes, guias e turistas, incentivando o ecoturismo.

O secretário da Setur, Marcelo Costa, afirma que o Parque possui uma rica biodiversidade, abrigando aves de caatinga do cerrado e até da Amazônia. Além dos pássaros, o espaço possui um acervo riquíssimo de pinturas rupestres. “Em meio à exuberante paisagem natural, vemos a diversidade dos pássaros. Essa, é a mais uma forma de atrair os turistas para a região. Os admiradores entendem a grandiosidade do evento que permite a observação a ‘olho nu’ das aves, seja o topo das árvores ou em voos, a observação traz maior conscientização sobre a importância da preservação ambiental e fluxo de turistas ao local, sendo essa uma atividade de baixo impacto ambiental”, disse.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoTurismo de observação de aves alia lazer à natureza no Piauí
Turismo de observação de aves no Piauí 

De acordo com dados do Ministério do Turismo, a observação de aves é uma atividade que faz parte do turismo de natureza e vem crescendo nos últimos anos, em especial no Brasil, que abriga 18% da diversidade mundial de pássaros. No mundo todo, são mais de 100 milhões de observadores de aves, gerando cerca de 90 bilhões de dólares por ano. O turismo de observação de aves tem espaço no país, afinal, possuímos mais de 1971 aves catalogadas, de acordo com o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO) e mais de 42 mil observadores, segundo dados do site WikiAves.

O pesquisador Thomas Coelho destaca que existem registros de mais de 250 espécies de aves na região. “O evento nos surpreendo positivamente, conseguimos integrar todos os públicos, desde pessoas da comunidade às pessoas que já fazem esse avistamento de aves rotineiramente. Tivemos mais de 135 ´pessoas inscritas, observamos também uma boa participação dos visitantes do parque nas trilhas de avistamentos, além de tudo, os condutores locais foram capacitados. A ideia é que esse projeto tenha continuidade, abrindo uma nova rota para o Turismo de Natureza”, explicou.

Conforme a Setur, no evento também foi lançado o “Guia de Aves” do Parna de Sete Cidades. O material tem o intuito de melhorar a experiência do observador de aves no Parque, além de apresentar as 252 espécies já registradas no local. Também foram produzidos folhetos em formato de guia rápido, contendo informações sobre a observação com 92 espécies.

Facebook
Veja também