Viagora

Governo do Piauí apresenta proposta de reajuste salarial para professores

Conforme o Governo do Estado, a medida deve ser implantada a partir de abril e o aumento será retroativo, ou seja, nenhum professor receberá salario inferior ao vigente.

O Governo do Piauí apresentou uma nova proposta de reajuste salarial com aumento linear de 10% aos professores da rede estadual de ensino nesta segunda-feira (14), entregue aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Piauí (Sinte). A medida deve ser implantada a partir de abril.

Conforme o Governo do Piauí, o reajuste garante o pagamento do piso salarial aos professores bem como a paridade entre os educadores ativos e inativos, pautas reivindicadas pela categoria. Além disso, os professores também terão um aumento de 4,17% adicionado no vencimento, relativo a incorporação do auxílio alimentação, a ativos e inativos da categoria.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Ellen Gera, o reajuste será retroativo ao mês de janeiro deste ano, dessa forma os professores que não atingiram o piso salarial devem receber a diferença do valor relativo ao mês de janeiro, fevereiro e março.

Dessa forma, a categoria a nível estadual, seja ela da ativa ou aposentada, não receberá salário inferior ao piso atual estabelecido pelo Governo Federal, que é adotado seguindo os critérios da Lei 14.113/2020.

O secretário Ellen Gera ainda pontua que o reconhecimento do reajuste salarial para os professores é uma forma de garantir a importância da profissão para o país.

“O professor e a educação como um todo são a base da nossa sociedade. Por isso, devemos ter o maior cuidado de honrar o piso dos professores. Mais uma vez estamos garantindo isso a todos os servidores e garantindo que nenhum professor, seja ele ativo ou inativo, ganhe menos que o piso da categoria”, destaca Ellen Gera.

Facebook
Veja também