Viagora

Peixe-boi resgatado em Cajueiro da Praia será transferido

A governadora Regina Sousa autorizou o transporte aéreo do animal com urgência, um peixe-boi filhote fêmea, batizada de "Wind"

Na última quinta-feira (28), a Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba acionou o Governo do Piauí para viabilizar a transferência de um filhote de peixe-boi fêmea, batizada de “Wind”, que foi resgatado e que deverá ser enviado para a base do Centro de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco.

Segundo o governo, Wind, o peixe-boi, estava encalhada na região da APA, na praia do Macapá, e foi resgatada nesta quarta feira (27) pela equipe da Comissão Ilha Ativa, instituição parceira que atua na região. Desde a data em que foi resgatada, o animal encontra-se na base do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), localizado no Cajueiro da Praia.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoPeixe-boi Wind na base do projeto Peixe-boi em Cajueiro da Praia
Peixe-boi Wind na base do projeto Peixe-boi em Cajueiro da Praia

Segundo Informações do chefe da APA, Adriano Ricardo, o animal chegou com machucados na região dorsal e que possivelmente teria sido causado por um contato com embarcação. O filhote foi acompanhado o dia todo pelas equipes que providenciaram sua hidratação, porém, se depararam com dificuldades para mantê-lo no local.

“Tendo em vista que a peixe boi esta órfã, apenas um tratamento especializado, oferecido pelo Centro de Mamíferos Aquáticos, será capaz de viabilizar as condições para que o animal possa retornar a seu habitat natural”, declara através do documento enviado ao Governo do Estado.

Por: Matheus Santos

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também