Viagora

Governo do Piauí lança projeto de reinserção social de presos

O projeto "Semeando o Futuro" será realizado em fase de teste com 56 detentos da penitenciária Irmão Guido.

Nesta sexta-feira (19), o Governo do Estado do Piauí, realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional Socioeducativo (GTIS), que tem como objetivo realizar ações para o desenvolvimento social de detentos das penitenciárias do estado.

De acordo com informações do governo, o GTIS pretende planejar e executar ações que visam reintegrar os detentos ao convívio social, capacitar para o mercado de trabalho e oportunidade de trabalho remunerado dentro dos presídios.

Ainda de acordo com o governo, durante a reunião foi apresentado o projeto “Semeado o Futuro”, pela superintendente do Sistema de Gestão de Riscos da Secretaria da Segurança Pública e integrante do GTIS, delegada Eugenia Villa, que propõe a realização de cursos profissionalizantes de agrofloresta, horticultura, jardinagem e multiplicadores para agroflorestas, para os detentos, e também que eles iniciem o trabalho nas áreas dentro do presídio em produções de alimentos e plantas ornamentais.

Segundo o Governo do Piauí, o projeto será executado em fase de teste na Penitenciária Irmão Guido, localizada em Teresina, com a participação de 56 detentos. A delegada Eugenia Villa, que propôs o projeto, comenta que os produtos produzidos pelos presidiários também serão comercializados em feiras e eventos, e o pagamento será destinado a família do detento. “Os detentos irão se qualificar e terão certificados. Ao mesmo tempo, a produção deles será remunerada pelo Estado e também por meio da comercialização de seus produtos em feiras e eventos”, afirmou.

Ainda segundo o governo, os 56 detentos que foram selecionados para participarem do projeto Semeando o Futuro, passaram por analise da Secretaria da Justiça. A coordenadora do Projeto, delegada Eugenia Villa, afirmou que os detentos se manterão produtivos durante sua permanência na penitenciária. “O trabalho vai mantê-lo produtivo no período em que estiver recluso, além de prepará-lo para sua reinserção social”, disse.

A Governadora do Piauí, Regina Sousa, participou da reunião, e comentou que o projeto beneficiará os reeducandos com o material que eles produzem. “Isso de modo que beneficie os reeducandos com o material que eles produzem. É retorno profissional para eles e pecuniário para quando saírem da cadeia”, afirmou a governadora.

Conforme o Governo do Piauí, a reunião ocorreu no Palácio de Karnak, e contou com a presença de representantes da OAB, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, igrejas, Municípios e sociedade civil organizada.

Facebook
Veja também