Governo do Piauí repassará 60% do precatório do Fundef para professores
Segundo Ellen Gera, a governadora já determinou que seja elaborado um projeto de lei para garantir e orientar o repasse de 60% aos profissionais do magistério.
Ellen Gera, o Secretário de Estado da Educação, informou que Regina Sousa, governadora do Piauí, já garantiu ao Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-PI) que irá repassar 60% dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) aos professores do Estado.
De acordo com a Seduc, em 2017, o governo do Piauí ingressou com uma ação contra a União, para que fosse realizado o pagamento dos recursos do Fundef que não foram repassados de forma correta para os cofres públicos. Segundo a Seduc, o estado chegou a receber uma parcela de R$ 1,6 bilhão, mas questionou na Justiça que o valor devido pela União era maior. Então, a Justiça Federal deu ganho de causa ao Piauí, que aguarda que os repasses de fato sejam efetivados ao Tesouro Estadual.

Segundo Ellen Gera, a governadora já determinou que seja elaborado um projeto de lei para garantir e orientar o repasse de 60% aos profissionais do magistério. “Em relação a essas novas parcelas do precatório, a governadora já determinou que seja elaborado um projeto de lei para garantir e orientar o repasse de 60% aos profissionais do magistério, seguindo emenda constitucional e lei federal vigentes", afirma o secretário.
Já sobre os precatórios do Fundev já recebidos em 2020 pelo Piauí, Ellen explica que quando o estado recebeu os recursos o que estava valendo era o acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), que vetava o uso de recursos dos precatórios para o pagamento de salários e passivos trabalhistas de professores, por acreditar que esse dinheiro é extraordinário e não pode ser destinado a despesas permanentes. "A lei que permite o repasse do Fundef para os professores só foi sancionada em 2021 e só vale para os recursos que forem pagos aos estados após a lei. Agora, pela lei aprovada, os professores terão direito a esse recurso que falta o Piauí receber", explica.
De acordo com o secretário é preciso que a União deposite o valor dos precatórios na conta judicial para que, então, possa ser transferido para a conta específica aberta pelo Governo do Piauí para receber o recurso, e pagar os professores. "Esses novos valores do precatório do Fundef deveriam ter entrado na conta do Estado em julho, mas até agora, não recebemos nada. Mesmo assim, o Governo já está trabalhando um projeto de lei para definir as regras e critérios de rateio, para que assim que o recurso chegue, seja distribuído para aqueles profissionais que têm direito", ressalta.
Seduc inaugura primeira Sala Google em escola na zona Leste de Teresina
O uso dessas ferramentas será orientado pelos professores que, ao longo do ano, participam de continuas formações promovidas pela Seduc com foco no ensino de IA.Promotor aciona prefeito de Inhuma na Justiça para regularizar o matadouro público
Segundo a Promotoria de Justiça, a obra do matadouro público está inacabada e possui diversas irregularidades estruturais, bem como sanitárias.Carteira para pessoas com fibromialgia começará a ser emitida em Teresina na segunda
A emissão da CIPFIBRO começa na próxima segunda-feira (24) em Teresina e, a partir maio, nos demais municípios do Piauí.Projeto Seis e Meia traz show da cantora Rosa Marya Colin para Teresina
O show será realizado no dia 28, no Theatro 4 de setembro, em Teresina, e os ingressos estarão à venda a partir do dia 21 de março.Ônibus Lilás proporciona serviços para mulheres em 5 cidades do Piauí
As unidades móveis irão percorrer os territórios de Carnaubais, Castelo do Piauí, Juazeiro, Campo Maior e Altos, de 25 a 27 de março.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir