Viagora

Aplicativo Gov.Pi Cidadão permite confirmação de inscrição no Enem

A plataforma virtual do Governo do Piauí oferece benefícios para os estudantes, que podem receber incentivos da Seduc

Lançado pelo Governo do Estado no último dia 18 de setembro, o aplicativo Gov.Pi Cidadão possibilita a realização de diversos serviços públicos à população piauiense, de forma online e gratuita. A plataforma promove benefícios para, por exemplo, os estudantes, que podem informar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através do aplicativo.

De acordo com a gestão estadual, o estudante receberá vários incentivos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) ao efetuar a confirmação de inscrição do Enem no sistema.

Rafael Fonteles, governador do Piauí, durante o evento de lançamento da plataforma, que ocorreu no Palácio de Karnak, reforçou que o Gov.Pi Cidadão permite que serviços públicos sejam ofertados em um âmbito virtual seguro, rapidamente. A iniciativa visa reduzir o tempo que o cidadão gasta para ter acesso aos serviços, especialmente em casos que exigem o comparecimento a alguma repartição pública.

Segundo o Governo, para informar a inscrição do Enem, o estudante deve acessar o Gov.Pi Cidadão, através do site oficial do Governo ou por meio do aplicativo, disponível nas lojas virtuais Google Play Store ou Apple Store. Em seguida, é preciso escolher o método de login, que inclui a utilização da plataforma oficial aceita pelo sistema, o Gov.br, e também o login pelo ID Digital oficial do Estado do Piauí, se o cidadão possui o RG digital do Piauiense – disponível gratuitamente para as novas cédulas de identidade emitidas a partir de outubro de 2022.

A gestão estadual informa que, logo após, o estudante deve clicar no card do aluno, selecionando que você gostaria de informar a inscrição do Enem, ao clicar na card azul. Em seguida, é preciso informar o número de inscrição do Enem no campo correspondente e clicar em “confirmar’.

De acordo com o Governo, o serviço oferecido pelo Gov.Pi Cidadão pode ser utilizado pelos alunos da rede estadual de ensino e/ou seus responsáveis, gratuitamente. A informação é repassada de maneira imediata para a Secretaria de Educação.

O Governo do Estado ainda afirma que informar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promove diversas vantagens tanto para o estudante quanto para a sua instituição de ensino. Além disso, o serviço possibilita que a escola acompanhe o desempenho do estudante nas provas, permitindo que os educadores identifiquem áreas de melhoria e forneçam suporte acadêmico específico, buscando auxiliar no alcance de melhores resultados.

Além disso, a gestão estadual informa que as instituições de ensino podem utilizar os resultados do Enem para identificar as necessidades educacionais de cada um dos seus alunos, individualmente, o que ajuda a adaptar o currículo e as estratégias de ensino. Há também o benefício relacionado a orientação vocacional e acadêmica, auxiliando na determinação e compreensão das habilidades e interesses e orientando o estudante na escolha de cursos e carreiras que sigam suas metas.

O serviço oferecido pelo Gov.Pi Cidadão também traz benefícios durante a preparação para o Ensino Superior, já que a escola pode fornecer orientações acerca das melhores formas de preparo para o Enem e outros exames de admissão, auxiliando no aumento das chances de ingressar em uma instituição de ensino superior. A plataforma ainda inclui benefícios relacionados a bolsas de estudo, programas de incentivo e planejamento educacional.

Facebook
Veja também