Viagora

TJ-PI inclui crédito como forma de pagamento de custas e taxas

As despesas processuais e judiciais de advogados e jurisdicionados agora podem ser quitadas por meio de parcelamento no cartão

Nessa quinta-feira (16), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) alterou as formas de pagamento de custas processuais e taxas judiciais. A decisão define que advogados e jurisdicionados podem realizar a quitação através de cartão de crédito, ampliando, assim, os meios de pagamento de débitos juntamente com o TJ.

De acordo com o órgão, que já permitia a quitação de custas via boleto bancário com parcelamento, o cálculo das despesas processuais e de suas parcelas pode ser emitido através do sistema Cobranças Judiciais – CobJud, no endereço www.tjpi.jus.br/cobjud. Os interessados podem realizar as transações virtualmente, recebendo a confirmação do pagamento logo após a autorização pelo(a) pagador(a).

O Tribunal de Justiça ainda informa que os servidores do Judiciário não podem escolher a forma de pagamento com cartão de crédito, já que somente a opção é disponibilizada somente aos jurisdicionados e advogados que emitam a Guia de Reconhecimento Judicial e busquem quitar os valores.

Foto: Divulgação/ TJPINova sede do Tribunal de Justiça do Piauí
Nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí

Segundo o TJ-PI, as outras modalidades de pagamento, incluindo a de parcelamento após a geração do boleto bancário, permanecem disponíveis para uso. Isso devido ao acordo de cooperação existente entre o órgão e a Ordem dos Advogados do Brasil, via www.tjpi.jus.br/cobjud/parcelamento_custas.

O Tribunal afirma que não é responsável pela definição das tarifas decorrentes das operações das novas formas de quitação das despesas. Conforme informado pelo órgão, as tarifas não são parte da receita destinada ao Poder Judiciário.

Facebook
Veja também