Viagora

Projeto da Corregedoria do Piauí descomplica sistema judiciário

O projeto TJ-PI Descomplica tem o objetivo de tornar o sistema judiciário mais compreensível para a população, através de vídeos didáticos.

A Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI) lançou na sexta-feira (1º), o projeto TJ-PI Descomplica que tem o objetivo de tornar o sistema judiciário mais compreensível para a população. A plataforma dispõe de vídeos didáticos para facilitar a comunicação.

O projeto foi idealizado pelo juiz da comarca de Luzilândia, Thiago Aleluia, que destacou a necessidade do judiciário se aproximar ainda mais da comunidade.

Foto: Divulgação/ TJ-PIProjeto da Corregedoria do Piauí descomplica sistema judiciário
Projeto da Corregedoria do Piauí descomplica sistema judiciário

“Objetivando uma linguagem simplificada e acessível a todos, buscamos produzir um material bastante didático para que a população tenha acesso aos conhecimentos jurídicos. Deste modo, estaremos com esse projeto inédito, fazendo com que o Poder Judiciário se aproxime da população a partir da transparência e comunicação, como, sobretudo, da compreensão e o acesso à justiça”, explicou o magistrado.

O desembargador Olímpio José Passos Galvão, corregedor-geral da Justiça piauiense, explicou que os recursos tecnológicos, como o Visual Law, irão auxiliar no esclarecimento de dúvidas, bem como orientar o público garantindo o acesso às informações jurídicas.

“É com muita satisfação que hoje apresentamos o projeto TJPI Descomplica, uma ação que busca melhorar a comunicação do público interno do Judiciário piauiense com a sociedade. Iniciaremos o piloto do projeto na Central de Processos Eletrônicos-CPE da Família, onde já inserimos no PJe três modelos de mandados com linguagem simples, que concentram os contatos da Vara, os dados do réu e do processo, com ícones para realçar e facilitar o entendimento das informações mais importantes”, afirmou o corregedor-geral.

Facebook
Veja também