Viagora

UFPI lança editais com 722 vagas remanescentes para 60 cursos

Os editais são destinados a Transferência Voluntária (TRV), Portador de Curso Superior (PCS) e Reintegração (R), com 234, 274 e 214 vagas, respectivamente.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está disponibilizando vagas remanescentes em 60 cursos de graduação para ingresso no período letivo de 2024.1, foram publicados três editais para o preenchimento. Os editais são destinados a Transferência Voluntária (TRV), Portador de Curso Superior (PCS) e Reintegração (R), com 234, 274 e 214 vagas, respectivamente.

Conforme a UFPI, os editais estão fundamentados na Resolução CEPEX/UFPI nº 177, de 5 de novembro de 2012 e das alterações. O prazo de inscrição é de 2 a 18 de janeiro de 2024.

Em relação a Transferência Voluntária (TRV), o edital tem o objetivo de viabilizar que alunos matriculados em cursos de graduação em outras instituições de ensino superior (públicas e privadas nacionais) possam transferir sua vaga para o mesmo curso de graduação na UFPI e vice-versa.

Para fazer parte do procedimento, o candidato é submetido a um processo seletivo de duas etapas, sendo a primeira, a análise da documentação apresentada na inscrição (fase eliminatória) e a segunda, a análise da nota do Enem realizado nos últimos cinco anos, a escolha do candidato (fase classificatória).

Já o edital para Portador de Curso Superior (PCS) visa garantir uma segunda graduação para as pessoas já diplomadas com curso de ensino superior. O teste também possui duas etapas, sendo a primeira, a análise da documentação apresentada na inscrição (fase eliminatória) e a segunda, a análise do currículo pelos Colegiados de Curso (fase classificatória).

Além disso, foram contemplados com o edital de Reintegração os alunos que se enquadram nestes requisitos: tiveram a matrícula cancelada por abandono de curso, decurso de prazo máximo para conclusão, três reprovações em um mesmo componente curricular em períodos consecutivos ou não; ou por solicitação espontânea mediante o Termo de desistência.

O processo acontece em duas etapas, sendo a primeira, a análise dos documentos apresentados na inscrição e a segunda etapa, a assinatura do Termo de Compromisso junto à Coordenação do curso.

O coordenador de Seleção e Programas Especiais (CSPE/PREG), professor Willian Matsumura, enfatizou que todas as regras e procedimentos necessários foram publicados nos editais e seus aditivos, a seguir:

Resolução nº 177/2012, CEPEX/UFPI

Resolução nº 089/2018, CEPEX/UFPI

Resolução nº 237/2018, CEPEX/UFPI

Resolução nº 148/2019, CEPEX/UFPI

Resolução nº 049/2021, CEPEX/UFPI

https://ufpi.br/vagas-remanescentes-cspe

Facebook
Veja também