Viagora

Estudante de escola pública conquista 1º lugar em Medicina na UFPI

O jovem Francisco Rafael Gomes Lima de Castelo do Piauí concluiu o ensino médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso e obteve bom desempenho no Enem.

Nesta terça-feira (28), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgou o resultado da primeira chamada referente aos alunos que submetem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no processo seletivo que garante o ingresso no Ensino Superior. No Piauí, o estudante da rede pública estadual Francisco Rafael Gomes Lima, foi aprovado em 1º lugar de cotas no curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Ministro Petrônio Portella.

Com dedicação e muito estudo, o jovem de Castelo do Piauí concluiu o ensino médio no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, localizado no município piauiense. O bom desempenho no Enem foi fruto de revisões e foco no seu maior sonho: mudar a vida de sua família através do conhecimento que liberta e agrega valor.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíEstudante Rafael Gomes é aprovado em 1º lugar de Medicina na UFPI.
Estudante Rafael Gomes é aprovado em 1º lugar de Medicina na UFPI.

“Agora que passei para Medicina, vou conseguir dar uma boa vida à minha família, que é o principal pilar de tudo isso”, afirma Rafael.

O jovem foi criado pelos avós Francisco Vieira da Silva (mais conhecido como Chico do Cais) e Eva Paulino Gomes Silva. Para Rafael Gomes a família é o pilar de suas conquistas, ao passo que também é a motivação para todas elas.

Antes mesmo da aprovação em Medicina, o empenho de Rafael Gomes era reconhecido pelos professores do Ceti que o viam como um aluno prodígio. Em sua trajetória acadêmica o estudante exibe grandes conquistas de medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências e demais projetos de incentivo à educação.

“Depois que eu vi onde a Educação poderia me levar, fui só buscando mais conquistas. Antes eu não gostava das disciplinas de Ciências da Natureza, tinha medo, só gostava de Biologia, mas aí comecei a gostar de Física e me apeguei, principalmente porque foi uma das matérias sensacionais que eles tiveram a ideia de colocar na Olimpíada Nacional de Ciências, que realmente é muito legal. Então, com a ajuda dos meus professores, me dediquei a essa e outras olimpíadas que me ajudaram muito no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, explica o estudante que possui cinco medalhas de bronze em Olimpíadas do Conhecimento, entre elas a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)", pontua.

No ano de 2022 o jovem conciliou os estudos para o Enem e com a conquista de medalhas de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), de prata na OBQ-PI (Olimpíada Brasileira de Química - etapa estadual), de bronze na OBMEP e a última medalha de bronze no Torneio Nacional de Educação Financeira.

O apoio dos professores também foi essencial para estimular o aprendizado e não desanimar no caminho até a aprovação. O professor de química da Instituição, Adelino Quaresma de Amorim Neto, parabenizou Rafael Gomes e relatou que vê os alunos como espelho de quem era quando ainda estava na sala de aula como estudante.

“Eu vejo em cada um dos meus alunos tudo aquilo que eu sonhava para mim. Eu hoje estou vendo essa realidade, colhendo o fruto que foi plantado lá atrás. Vejo que Rafael será o próximo médico do Piauí”, destaca o professor.

Por fim, a diretora do Ceti Cônego Cardoso, Socorro Soares, destacou a importância de garantir que os alunos concretizem seus sonhos através da educação de qualidade. “Nós temos o segundo melhor IDEB das escolas de nossa regional e o segredo é que fazemos tudo com amor, compromisso e com responsabilidade”, conclui.

Facebook
Veja também