Viagora

Governador Rafael Fonteles lança programa Pacto Pela Educação

O gestor do Piauí, afirmou que o lançamento do programa é uma forma de garantir uma educação de qualidade no estado.

Nesta segunda-feira (29), por volta das 11h30, o Governador do Piauí Rafael Fonteles (PT), lançou o Pacto Pela Educação, que tem com o objetivo promover a colaboração entre o ensino estadual e municipal nas cidades piauienses, através da criação do Sistema Estadual de Educação. O evento ocorreu no Salão Poty, do Blue Tree Towers Rio Poty, localizado no bairro Ilhotas, na região Centro- Norte de Teresina.

No evento, além da criação e lançamento do Pacto Pela Educação, o chefe do executivo do Piauí assinou o decretou que instituiu o Programa Estadual de Transporte Escolar (Proete), que tem com o objetivo de garantir o acesso e permanência de alunos, oferecendo transporte escolar gratuito a estudantes de escolas públicas que residem em área rural, há mais de 2,5km de distância da escola que o aluno esteja matriculado.

Foto: Letícia Dutra/ ViagoraLançamento do programa Pacto Pela Educação.
Lançamento do programa Pacto Pela Educação.

O governador do Piauí, afirmou que o lançamento do programa é uma forma de garantir uma educação de qualidade no estado. Rafael Fonteles fala também que um dos grandes objetivos do pacto pela Educação é a alfabetização de crianças na idade certa.

“Para garantir uma educação de qualidade, essa parceria entre estados e municípios é fundamental para que as crianças e jovens realmente tenham acesso as melhores metodologias, a melhor estrutura para poder garantir a aprendizagem na idade correta. Estamos lançando esse Pacto pela Educação, que nada mais é que esse regime de colaboração entre os estados e municípios envolvendo alguns programas, especialmente o Programa da Alfabetização na idade certa, queremos que todas as crianças do Piauí, ao completar o segundo ano do fundamental tenham a leitura, escrita e letramento matemático alcançados”, falou.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíLançamento do programa Pacto Pela Educação.
Lançamento do programa Pacto Pela Educação.

Ainda de acordo com o gestor, o Pacto Pela Educação também agrega outros setores como o transporte escolar, e cessão de imóveis e permuta com professores. O governador do Piauí, informou também que o programa também possuí metas e compromissos que devem ser cumpridos por quem optar pela adesão.

“ Também envolve outras áreas como o transporte escolar, que os municípios já executam e muitas vezes é em parceria com o governo do estado, então nós vamos robustecer esse valor pago para os municípios que tem a parceria com estado para fazer o serviço de transporte escolar, além de outras ações; cessão de imóveis, imobiliários, permuta entre professores, tudo isso com regramento estabelecido nesse pacto, que obviamente tem benefícios e contrapartidas, compromissos, metas, indicadores para que a gente realmente transforme a educação do Piauí na melhor do Brasil”, disse.

O secretário Estadual de Educação Whasington Bandeira, afirmou que o objetivo da gestão é tornar a educação piauiense uma referência no Brasil, principalmente o Ensino Médio, alcançando o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para isso, o secretário comenta que a integração e colaboração dos ensinos municipais e estadual é de grande importância para alcançar a meta.

“Temos uma meta clara em relação ao ensino médio, que é nosso objeto principal de atuação da rede estadual de ensino, que é avançar até o primeiro lugar do Ideb no Ensino Médio, mas para isso temos que fortalecer a parceria com os municípios para investirmos também na primeira infância, no ensino infantil, fundamental, e nesse contexto é que estamos aqui para anunciar esse projeto, que é inovador no Brasil”, afirmou.

O evento contou com a presença da senadora Jussara Lima, primeira-dama Isabel Fonteles, deputado estadual Franzé Silva, a Secretaria de Assistência Social do Piauí (Sasc)  e ex-governadora Regina Sousa, e  prefeito de Aroazes, Manuel Portella,  que representa o Toninho da Caridade.

Facebook
Veja também