Viagora

Piauí tem a meta de exportar 7 mil toneladas de mel em 2023

O Piauí é o terceiro maior produtor de mel que representa cerca de 36% das exportações. Com quase mil toneladas de mel exportadas em 2022, o Governo do Piauí afirmou que visa ampliar essa meta.

O Piauí é o terceiro maior produtor de mel representando cerca de 36% das exportações. O Governo do Piauí anunciou que pretende exporta 7 mil toneladas do produto neste ano de 2023.

De acordo com o governo, o setor de apicultura exportou quase mil toneladas de mel em 2022 para o mercado internacional. Com isso, o retorno econômico para o Estado resultou em mais de R$ 100 milhões.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíApicultura do Piauí espera exportar 7 mil toneladas de mel em 2023.
Apicultura do Piauí espera exportar 7 mil toneladas de mel em 2023.

O diretor de Projetos para os Territórios do Semiárido, da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Francisco das Chagas Ribeiro, o “Chicão”, explicou que mais de 10 mi apicultores atuam no Piauí.

 “Atualmente no Estado temos 10 cooperativas apícolas ativas, uma Central de Cooperativas Apícolas e várias cooperativas mistas que também trabalham com apicultura”, destaca o gestor.

Chicão afirma ainda que 9 mil toneladas são produzidas por ano, sendo que o Piauí tem como principal mercados do mel orgânico a Comunidade Europeia, principalmente Alemanha, Inglaterra e Itália. Além disso, os Estados Unidos e Canadá também são importantes consumidores do mel piauiense.

“Nos 5 primeiros meses do ano, quando se concentra as colheitas, nos aproximamos das 4 mil toneladas de mel produzidas no Estado”, ressalta Chicão.

De acordo com o Governo do Piauí, a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) e a Cooperativa de Desenvolvimento do Vale do Rio Piracuruca (Codevarp) têm Selo de Inspeção Federal (SIF), assim como a Central de Cooperativas (Casa Apis). Outras cooperativas também estão trabalhando para obter o selo.

Ainda segundo o diretor do SAF, o mel também é adquirido pela indústria do ramo de cosméticos para o desenvolvimento de produtos. As empresas Natura, Boticário e Avon compram mel do Piauí e demais produtos apícolas.

 Os apicultores do estado possuem renda média que consistem em dois salários mínimos mensais, além disso esses trabalhadores têm outras formas de garantir renda combinadas ao ramo da produção do mel.

Facebook
Veja também