Viagora

Equatorial alerta para danos na rede elétrica por queimadas no Piauí

De acordo com a concessionária de energia elétrica, 1.800 pessoas já enfrentaram quedas de energia, devido a ocorrências de queimadas que danificaram postes e cabos.

A concessionária de energia elétrica Equatorial Piauí, divulgou dados que aponta que 1.800 pessoas já enfrentaram quedas de energia, devido a ocorrências de queimadas que danificaram postes e cabos.

De acordo com a Equatorial, os dados são referentes ao primeiro semestre de 2023, e 50% dos casos de faltas coletivas de falta de energia provocadas por focos de incêndio foram registrados em Teresina. O Gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí, Luiz Carlos Cardoso, afirmou que além dos danos materiais, as queimadas provocam transtornos devido a interrupção e energia elétrica da população, além de unidades de saúde.

Foto: Divulgação/ Equatorial PiauíPrimeiro semestre de 2023 apresenta 1.800 ocorrências de danificação da rede elétrica por queimadas.
Primeiro semestre de 2023 apresenta 1.800 ocorrências de danificação da rede elétrica por queimadas.

“O calor provocado pelas queimadas danifica postes e cabos. Para além dos danos materiais, é grande o transtorno causado pela interrupção no fornecimento de energia. Hospitais, postos de saúde e escolas podem ficar com suas atividades suspensas por conta de um foco de incêndio”, disse.

Segundo a tenente-coronel Najra Nunes, responsável pelas relações públicas do Corpo de Bombeiros, afirmou que os focos de incêndios são provocados pelo descarte de lixo na natureza.

 “Em 2023 já registramos um aumento considerável do número de chamadas para combater queimadas e em geral são ocorrências provocadas pelo lixo deixado na natureza, pelo uso do fogo para limpar terrenos, pelo preparo do solo para o plantio”, afirmou.

Conforme a Equatorial Piauí, em casos de incêndio, orienta-se o acionamento do Corpo de Bombeiros do Piauí, através do número 193. Já em casos de danificação da rede elétrica, a concessionária de energia pode ser acionada pelo número 0800 086 0800.

Facebook
Veja também