Viagora

Ópera Serra da Capivara reúne turistas de todo o Brasil

O evento, que acontece deste do dia 27 de julho reúne espetáculos culturais no Parque Nacional da Serra da Capivara

Começou na noite da última quinta-feira (27) o grande evento Ópera da Serra da Capivara, no Parque Nacional da Serra da Capivara, região Sul do Piauí. Adaptação da obra clássica “Carmem”, do compositor francês Georges Bizet, “Carmen do Sertão” foi o número de abertura do espetáculo.

Além da ilustre presença do cantor Zeca Baleiro, que apresentou alguns dos seus grandes sucessos, o evento também emocionou o público com diversas outras performances e apresentações artísticas.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíApresentação na Ópera da Serra da Capivara
Apresentação na Ópera da Serra da Capivara

O governador do Estado, Rafael Fonteles, presenciou o primeiro dia da quinta edição da Ópera e, na oportunidade, afirmou que o Governo mantém um compromisso em apoiar eventos que agreguem cultura, entretenimento e desenvolvimento econômico. “Eu esperava muito da Ópera da Serra da Capivara, mas aqui, assistindo o espetáculo, superou minhas expectativas. A Serra da Capivara é reconhecida mundialmente, por isso temos que investir não só no espetáculo, mas em tudo que envolve o parque. Deixo registrado meu agradecimento a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon, pela sua persistência, o seu talento em ter descoberto essa joia do nosso Piauí”, declara o gestor.

Segundo o governo, o espetáculo cultural é realizado em parceria com órgãos federais e, aproveitando a ocasião, Rafael Fonteles reiterou que a Serra da Capivara é um destaque internacional. “Aproveito para agradecer aos órgãos federais, em especial ao ICMBio, todos que fazem com que o espetáculo aconteça, preservando e obedecendo as regras ambientais. Viva a Serra da Capivara, viva o Piauí”, disse o governador.

Também atendendo a abertura do evento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, afirmou que os brasileiros precisam conhecer tanto a Serra da Capivara, quanto o espetáculo. “Quero dar parabéns ao Piauí, por esse espetáculo extraordinário, feito com muita responsabilidade ambiental e sustentabilidade. A Ópera da Serra da Capivara é um dos espetáculos mais bonitos que já assisti, realizado com respeito e vou vir todos os anos. Queremos que o mundo conheça esse Brasil, por isso trouxemos cinco jornalistas franceses para fazer matéria e reforçar o convite para conhecer a Serra da Capivara”, comentou Marcelo.

A turista Caroline Costa, natural do Ceará, prestigiou a Ópera pela segunda vez e falou mais sobre o quão única é a experiência de apreciar o espetáculo. “O evento é maravilhoso. Incrível tanta arte em um lugar aberto e histórico para o Piauí e, também, para o mundo. E para quem ainda não veio, se tiver a oportunidade, venham. A Ópera da Serra da Capivara traz muita arte, cultura, história e o povo como um todo”, destacou a cearense.

O evento é realizado pela Prefeitura de São Raimundo Nonato e patrocinado pelo Governo do Estado, através das Secretarias de Cultura e Turismo, com parceria do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). A Ópera segue até este sábado, 29 de julho, e também conta com o patrocínio do Sebrae e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também