Viagora

Defesa Civil e Exército planejam ações de combate à seca no Piauí

A Defesa Civil do Piauí foi recebida pelo comandante do 25º Batalhão, nessa terça-feira (22), e debateu a elaboração de ações preventivas para o período de estiagem.

Nessa terça-feira (22), o comandante do 25º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, tenente-coronel Tarabossi, recebeu a visita da secretária da Defesa Civil do Piauí, Norma Sueli, em Teresina, na oportunidade debateram e conheceram as ações de apoio, bem como distribuição de água potável aos municípios atingidos por estiagem ou seca no semiárido piauiense, executadas pelo Exército Brasileiro.

Também estiveram presentes os diretores da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec). A secretária Norma Sueli destacou que a parceria vem a somar com as ações do órgão. “Com os impactos da seca que vemos diariamente, sentimos a necessidade de unirmos esforços em prol do enfrentamento aos desafios climáticos. Estamos muito honrados e satisfeitos com a visita e essa parceria que está sendo fortalecida”, declara a gestora.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíSedec faz visita ao 25º BC do Exército Brasileiro
Sedec faz visita ao 25º Batalhão de Caçadores

Segundo o Governo do Piauí, durante a visita ainda foi discutida a atuação conjunta dos órgãos estaduais com o intuito de elaborar políticas de prevenção para o período de seca e estiagem. Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, afirma que esse planejamento é essencial, frente ao avanço contínuo da estiagem que assola o Piauí.

“Essa visita de aproximação é crucial, especialmente se tratando de temas que são de grande relevância, como o avanço da estiagem no estado e as políticas de prevenção. Mas, mais do que isso, buscamos fortalecer laços, afinal, sabemos que o sistema nacional de proteção e defesa civil é formado e congrega vários entes da sociedade, setores privados e setores públicos. Assim, a participação do Exército Brasileiro é fundamental nessas iniciativas”, reforça Werton.

O tenente-coronel Tarabossi, do 25º BC afirmou que o Batalhão está à disposição para cooperar e contribuir para com as ações da Defesa Civil. “Consideramos essa integração muito importante e nosso trabalho é justamente prestar apoio à sociedade piauiense sempre que precisar, seja na seca ou enchente”, ressalta o militar.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também