Viagora

Rafael Fonteles discute visita aos Estado Unidos e China em Brasília

De acordo com o governo, o gestor do Piauí viaja aos países em busca de parcerias econômicas para o estado.

Nessa quinta-feira (3), o governador Rafael Fonteles e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participaram de reunião em Brasília, com o intuito de discutir a atração de investidores ao estado e suas próximas viagens ao exterior.

De acordo com o Governo do Piauí, ainda neste mês de agosto, o gestor realizará visitas temáticas aos Estados Unidos, buscando soluções tecnológicas e ecossistemas de inovação no país. No mês de outubro, Rafael tem viagem prevista para a China, maior parceira comercial do Brasil. O governador comentou que a parceria entre o estado e o governo federal na busca por investimentos é essencial.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíRafael Fonteles e Zhu Qingqiao, embaixador da China
Rafael Fonteles e Zhu Qingqiao, embaixador da China

“Viemos agradecer ao ministro pelo apoio prestado às nossas missões internacionais em busca de investimentos no Piauí. Para nós, é essencial contar com essa parceria, que seguirá nos ajudando bastante nas próximas viagens programadas”, declarou o gestor através de suas redes sociais.

Segundo o Governo do Estado, Fonteles se encontrou com o embaixador da China, Zhu Qingqiao, ainda na manhã da quinta-feira, com o objetivo de estreitar as relações do Piauí com o país asiático. A China atualmente se consagra como grande potência mundial econômica e principal parceira do Brasil na área de comércio.

“O Piauí tem muitas parcerias com o governo chinês e, em outubro, terei uma viagem ao país para me reunir com investidores interessados em apostar nas nossas potencialidades, sobretudo na área das energias renováveis, que o Piauí já tem destaque no cenário nacional e agora internacional”, disse Rafael.

Nos últimos meses, Rafel Fonteles se encontrou também com empresários chineses no Piauí, apresentando as potencialidades do estado. “Encontros como esses são fundamentais para estreitarmos ainda mais as relações comerciais, beneficiando os exportadores piauienses e também dando condições para que a China possa ter o Piauí cada vez mais como um grande parceiro, gerando mais oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, destacou.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíRafael Fonteles e Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República
Rafael Fonteles e Márcio Macedo, ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República

Ainda segundo o governo, o gestor também participou de um encontro com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo. Durante a ocasião, as autoridades discutiram acerca do alinhamento diante de uma possível visita do Presidente Lula ao Piauí, que ainda não possui data definida.

A gestão estadual ainda confirma que o chefe do executivo, ainda na quinta-feira, reuniu-se com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com a ministra dos Esportes, Ana Moser. Também se encontrou com o assessor especial do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux, e finalizou a agenda  com relator e senador Eduardo Braga, quando deu continuidade às conversas sobre a reforma tributária.

Por Rebeca Negreiros

Facebook
Veja também