Viagora

Piauí ocupa primeira posição em ranking regional de recursos federais

O Piauí lidera entre os estados do Nordeste e ocupa a quinta posição no ranking nacional do Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União.

O Piauí conquistou a pontuação 63,53 no Índice de Desempenho na Gestão das Transferência Discricionárias e Legais da União (IDTRU-DL), desta forma se consagrou na primeira posição entre os estados do Nordeste e a quinta posição no ranking nacional. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Economia através do Painel de Indicadores, disponível de foram online.

De acordo com o Governo do Piauí, esse índice é responsável por avaliar o desempenho na gestão dos recursos operacionalizados na Plataforma +Brasil, para a avaliação contínua do desempenho de beneficiários de recursos federais.

O estado alcançou a pontuação de 53,27, em junho de 2023, ficando em terceiro lugar regional e 13° lugar nacional. O crescimento deste índice garantiu que o Piauí ficasse na liderança do ranking, com 10 pontos percentuais a mais.

Conforme os dados do IDTRU-DL, foram R$ 1,9 bilhões de investimentos em captação de recursos por meio de programas federais. Em relação aos instrumentos firmados nos últimos 60 meses, o Piauí ocupa a terceira posição, com 462, ficando atrás apenas de São Paulo, com 530, e Bahia, com 487.

O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, pontua a importância do empenho coletivo de todos os órgãos, que resultou na conquista deste marco.

“A conquista da liderança no âmbito regional é reflexo do comprometimento e da sinergia entre os órgãos estaduais. Estamos focados em manter a liderança regional e conquistar, em um futuro próximo, o primeiro lugar a nível nacional”, destacou o gestor.

O Painel de Indicadores, que exibe o IDTRU-DL, está aberto a todos os cidadãos e pode ser visualizado clicando aqui.

Facebook
Veja também