Câmeras de vigilância eletrônica são instaladas em mais de 165 escolas do Piauí
O objetivo é concluir as instalações em escolas e prédios administrativos estaduais até o fim de 2024
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) divulgou que está fazendo um investimento de R$ 15,3 milhões, afim de melhorias no projeto de videomonitoramento nas escolas da Rede Pública Estadual, que começou no início de 2024.
De acordo com o governo, o projeto contempla 175 unidades, sendo 168 escolas e sete prédios administrativos, inicialmente nas cidades de Teresina e Parnaíba. O intuito é garantir segurança para estudantes, professores, servidores e toda a comunidade escolar, além de proteger o patrimônio público.
Segundo a Seduc, o sistema de monitoramento é composto por câmeras de alta qualidade, alarmes de segurança, reconhecimento facial para controle de entrada e saída, e botões de emergência em casos de perigo. O objetivo é evitar a entrada de pessoas não autorizadas e situações que possam atentar contra o patrimônio público, colocando em risco a vida de alunos e servidores nas dependências de escolas prédios estaduais.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o projeto é de suma importância pois tende a garantir mais tranquilidade à comunidade escolar. “Esse investimento em videomonitoramento com câmeras possibilita uma resposta rápida a qualquer situação e traz mais segurança para todos que compõem as escolas da Seduc”, afirmou.
Ainda conforme a Seduc, o projeto visa concluir as instalações nas 175 unidades além da central de monitoramento, até o final de 2024. O sistema de monitoramento, já foi instalado em 133 escolas estaduais, priorizando as consideradas vulneráveis, a partir de levantamentos na base de dados de segurança e localização, além de critérios técnicos definidos pelas áreas de ensino e gestão. Os prédios administrativos, como a sede da Seduc, o Almoxarifado Central e as Gerências Regionais de Educação (GREs), já receberam instalações de câmeras, estrategicamente selecionados por receberem grande fluxo de pessoas.
Por: Jéssica Borges
Governo do Piauí
Educação
Comitê da prefeitura discute sobre metas do Plano da Primeira Infância em Teresina
Esse plano tem vigência até 2032 e foca em ações integradas para promoção da saúde, educação e assistência social.Alepi vai discutir sobre casos de feminicídio no Piauí em audiência pública
A audiência foi uma demanda requerida pela presidente da Comissão, deputada Elisângela Moura (PCdoB), e pela colega de bancada Gracinha Mão Santa (Progressistas).Esperantina vai testar novo sistema de alerta da Defesa Civil
A ferramenta, que já opera nos estados do Sul e Sudeste, tem lançamento previsto para o dia 7 de junho no Nordeste.CIEPI empossa nova diretoria para triênio 2025-2028 em cerimônia nesta terça
O industrial Marcelo Medeiros assume a presidência com foco em inovação, qualificação e interiorização da indústria piauiense.CCJ da Alepi aprova revisão territorial de nove municípios
As propostas seguem para análise na Comissão de Infraestrutura, Política Econômica e Turismo
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir