Piauí fará parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar
No estado, em novembro, será realizada a Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Povos Tradicionais.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, participou nessa quinta-feira (31), em Brasília, do lançamento do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, uma iniciativa que visa promover a comercialização de produtos, atividades formativas e atrações culturais nos nove estados do Nordeste.
O circuito é coordenado pelo Consórcio Nordeste, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e diversas organizações, e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar e a economia solidária na região.
Durante o lançamento, Rejane Tavares, que também atua como vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, destacou a importância do circuito para fortalecer o setor agrícola e aproximar os consumidores dos produtos regionais. “O Circuito de Feiras nos meses de novembro e dezembro em todos os estados do Nordeste prevê exposições de mais de 300 empreendimentos da agricultura familiar entre cooperativas e associações. Deveremos ter também participação de um público estimado aí em torno de umas 500 mil pessoas rodando entre todas essas feiras. E a participação também de atrações culturais, nacionais e locais, valorizando, como sempre, a agricultura familiar”, enfatizou.
O evento contou também com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que ressaltou o impacto positivo que o circuito terá na promoção de uma alimentação mais natural e saudável. Segundo o ministro, “esse roteiro de feiras representa um salto organizativo da agricultura familiar no Nordeste. A região tem não só uma agricultura familiar pujante, e é fundamental que consigamos produzir produtos saudáveis, naturais, in natura, reeducando o povo brasileiro a se alimentar novamente com esses produtos da cultura alimentar”.
A programação do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar inclui feiras em cada estado do Nordeste, proporcionando uma ampla vitrine para produtos e atividades voltados à agricultura familiar. A jornada será concluída em Salvador, com a Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que reunirá representantes dos nove estados.
Calendário completo do circuito
O calendário de eventos do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar se estende pelos meses de novembro e dezembro, conforme a seguir:
7 a 9 de novembro – Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Rio Grande do Norte)
15 a 17 de novembro – Feira Cearense da Agricultura Familiar
21 a 23 de novembro – Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí
4 a 7 de dezembro – II Feira Maranhense da Agricultura Familiar
5 a 7 de dezembro – Feira da Agricultura Familiar e da Economia Solidária de Sergipe
5 a 8 de dezembro – Feira da Agricultura Familiar de Alagoas
6 a 8 de dezembro – Feira Paraibana da Agricultura Familiar
11 a 15 de dezembro – Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
11 a 15 de dezembro – III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FENAFES, em Salvador
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Seduc prorroga renovação e teste seletivo para as escolas estaduais do Piauí
As inscrições para renovação de matrícula vão até a próxima sexta-feira (13), e para o teste seletivo, seguem até quarta-feira (11), até o meio-dia.Exportações acumuladas do Piauí alcançam R$ 8.180 bilhões, diz MDIC
Os dados foram fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e ServiçosTJ-PI promove encontro sobre prevenção da violência contra a mulher na quinta
O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (12), como parte da programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”,18º Rally do Companheirismo une aventura à solidariedade no Piauí
O evento ocorreu no último sábado (07), com saída de Teresina rumo à BarrasÁguas de Teresina é alvo de investigação do Ministério Público
A empresa informou que a região do Mocambinho possui rede coletora de esgoto disponível para conexão e por isso a tarifa de esgoto é cobrada.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir