TJ do Piauí lança novo módulo da JuLIA para solicitação de medidas protetivas
De acordo com o TJ-PI, a ferramenta se configura como um novo meio para que vítimas solicitem medidas protetivas de urgência diretamente a um juiz via WhatsApp.
Nessa segunda-feira (25), o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) anunciou o lançamento do módulo Sentinela do sistema JuLIA – Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial. A data celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres e visa conscientizar sobre todas as formas de abuso que afetam mulheres e meninas.
De acordo com o TJ-PI, a ferramenta se configura como um novo meio para que vítimas solicitem medidas protetivas de urgência diretamente a um juiz via WhatsApp. A novidade foi apresentada por meio de vídeo exibido pela própria IA do judiciário piauiense.

O desembargador José Wilson, supervisor do Laboratório de Inovação do TJ-PI (OpalaLab), explicou que para acionar o módulo a vítima deve enviar uma mensagem para o número da JuLIA, (86) 98128-8015.
“Caso a vítima confirme estar sofrendo ou prestes a sofrer agressão, a JuLIA irá fornecer um passo a passo para o preenchimento do formulário de avaliação de risco”, destacou.
Ainda de acordo com o desembargador, embora a solicitação seja feita pelo WhatsApp, o preenchimento do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar) é necessário, garantindo assim a distribuição adequada da medida protetiva. Ressaltou que a JuLIA – Sentinela é apenas mais uma forma das vítimas solicitarem a medida, porém os procedimentos processuais seguem normalmente após a distribuição do processo no PJe.
Conforme o TJ-PI, essa novidade atende ao Art. 19 da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que permite à vítima se comunicar diretamente com a vara competente, sem a necessidade de ir à delegacia ou ser representada por um advogado.
O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, ressaltou que o JuLIA Sentinela é uma representação do poder que as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, podem proporcionar para garantir respostas mais eficazes à população.
“Especialmente em matérias urgentes, como a solicitação de medidas protetivas. O Judiciário piauiense é, mais uma vez, pioneiro no uso de novas tecnologias. Parabéns a todos que compõem o OpalaLab. Ganha a sociedade piauiense”, pontuou o desembargador-presidente.
Conforme a Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, que participou do evento de apresentação, a JuLIA vai proporcionar avanço significativo no atendimento às mulheres em situação de violência e, que ao lado de outras iniciativas como o Maria e o boot do ‘Ei, mermã, não se cale’, fortalece a rede de apoio e proteção no estado.
Por: Jéssica Borges
Contribuintes podem doar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Pessoa Idosa no Piauí
O processo de doação pode ser feito direto na declaração por meio da opção “Doações Diretamente na Declaração”.Governo do Piauí decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco
Medida foi publicada no diário oficial e reconhece o legado espiritual e social do pontífice argentinoSAF faz orientações sobre o Garantia-Safra a municípios atingidos pela seca no Piauí
Objetivo é garantir que agricultores familiares tenham acesso ao beneficio em casos de perda de produçãoSaiba como adquirir muda no Viveiro na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade.2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir