Adapi autua comerciantes por venda irregular de agrotóxicos em Batalha
As principais infrações foram a venda fracionada de agrotóxicos e a falta de registro para revenda do produto.
Nessa sexta-feira (9), fiscais agropecuários e engenheiros agrônomos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) autuaram durante fiscalização na cidade de Batalha, quatro estabelecimentos comerciais.
O secretário da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, falou da importância desse tipo de fiscalização. “A Adapi realiza essas atividades de extrema importância para reduzir o risco de contaminação humana e ambiental, bem como assegurar que os agrotóxicos sejam aplicados de forma correta e segura, de maneira responsável desde a aquisição do produto até o descarte de suas embalagens vazias“, finalizou o gestor.

As principais infrações foram a venda fracionada de agrotóxicos e a falta de registro para revenda do produto. “Foram fiscalizados 12 estabelecimentos comerciais e propriedades rurais, sendo autuados 4 comércios, 2 lojas com produtos interditados e 2 lojas com produtos apreendidos, totalizando 115 litros de agrotóxicos. Sendo motivo das autuações a falta de registro das revendas e o fracionamento de agrotóxicos para venda”, explicou Ozael Valério, gerente de Defesa Vegetal.
O fracionamento e reembalagem de agrotóxicos é proibido por lei, e segundo Ozael, isto foi o que chamou a atenção dos fiscais. “A comercialização acontecia dentro desses estabelecimentos sem o mínimo de segurança, a venda era realizada sem nota fiscal e receituário agronômico, documentos indispensáveis para comércio e uso desses produtos, infrações previstas na Lei estadual Nº 5.626 de 2006 e Decreto estadual Nº 14.576 de 2011", destacou.
O órão alerta que esses produtos são perigosos e se usados sem a devida orientação técnica, podem causar danos ao meio ambiente e a saúde humana, podendo levar até a morte dos manipuladores que têm contato de forma direta, através do manuseio inadequado.
O coordenador de Agrotóxicos da Adapi, Olavo Vieira, explicou que essas ações serão cada vez mais intensificadas em todo o estado. “Essas ações visam reduzir eventuais elevações nos casos de intoxicação por agrotóxicos no estado, redução de resíduos de agrotóxicos em alimentos e impactos ao meio ambiente“, ressaltou Olavo.
Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi)
Fábio Abreu
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir