Viagora

Projeto ajuda famílias de agricultores em vários municípios do Piauí

Segundo o Governo do Piauí, os agricultores aumentaram a produção, passando a comercializar os bens primários.

O sertão nordestino é caracterizado por inúmeros desafios para a população que vive no campo. Segundo o Governo do Piauí, um projeto desenvolvido após quase 10 anos em diferentes municípios, mostrou que é possível mudar a realidade de agricultores familiares sem tirá-los do campo.

De acordo com o governo, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como missão permitir que populações rurais em países em desenvolvimento superem a pobreza, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Viva o Semiárido (PVSA) alterou, de forma significativa e positiva, os indicadores de 36.111 famílias de 89 municípios do sertão do Piauí.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíAgricultura Familiar
Agricultura Familiar

Os agricultores aumentaram a produção, passando a comercializar os bens primários para além de sua subsistência. Com isso aumentaram a renda e passaram a adquirir mais itens domésticos, informou o governo.

Conforme o relatório do PSVA, a produção agropecuária das famílias envolvidas com o projeto cresceu 89%. Além disso, houve tanto uma queda de 50% na quantidade de domicílios mais pobres (renda inferior a 1/8 salários mínimos), quanto um aumento de 54% na quantidade de menos pobres (renda acima de 1 salário mínimo).

Facebook
Veja também